01/06/2010 - 0:00
Após o acidente de Felipe Massa, durante o treino classificatório para o GP da Hungria, os capacetes viraram assunto até de quem nunca se interessou por automobilismo. O mundo viu, ao vivo, a prova daquilo que todos já sabiam: o capacete pode salvar uma vida. “A evolução dos capacetes foi determinante. Caso o acidente tivesse ocorrido há alguns anos, o resultado poderia ter sido trágico”, afirma Bruno Theil, dono do estúdio de aerografia Art Mix e representante da marca japonesa de capacetes Arai, que protege a maior parte das cabeças dos pilotos de Fórmula 1.
O capacete de F-1 é resultado de décadas de estudos e leva 18 camadas de fibras de carbono (uma das mais resistentes do mundo); já um capacete de motociclista, tem apenas três. Com o valor aproximado de R$ 31 mil, a estrutura do capacete de Massa é recoberta ainda por fibra de vidro e uma espécie de malha sintética, denominada kevlar, que, assim como o policarbonato usado na viseira, é resistente à bala. O equipamento é à prova de fogo e é capaz de sustentar um total de 1,5 tonelada de impacto.
Depois do acidente que vitimou Ayrton Senna, seu capacete (à esquerda) foi estudado para auxiliar no aprimoramento do equipamento. Segundo especialistas, se ele estivesse usando um capacete como o de Massa, poderia ter sobrevivido
Mesmo fora da F-1, o capacete é um item que deve ser priorizado. Se você é motoqueiro ou anda de kart – por hobby ou não – deve levar o equipamento muito a sério. “Tem muito pai que prefere investir em um jogo novo de pneu a cada treino do filho, mas compra um capacete vagabundo. As prioridades precisam ser revistas”, afirma Theil. “Às vezes, as pessoas compram produtos mais baratos sem se dar conta de que estão deixando sua própria segurança de lado”, enfatiza Nestor Valduga, presidente do conselho técnico desportivo nacional.
Para adquirir um bom capacete, deve-se procurar uma loja especializada e idônea, que comercialize o equipamento com manuais e certificados de garantia. Deixe de lado os falsificados! Se o preço for baixo, desconfie e busque informações com o representante oficial da marca no Brasil, para saber se o produto foi homologado. A homologação serve para especificar as características do produto e é renovada a cada cinco anos (a atual vai até 2010).
Se você costuma correr de kart, com certa regularidade, compre o seu capacete. Alguns kartódromos não oferecem equipamentos específicos para a prática do esporte e, ainda que o façam, o cliente não terá como saber se a peça já sofreu impacto anterior. “Capacete não tem validade. Mas, caso o objeto sofra um impacto, precisa ser, literalmente, jogado fora, uma vez que pode parecer perfeito externamente, mas estar danificado por dentro, deixando de absorver os impactos”, afirma Gustavo José Custer, gerente de regulamentação do Inmetro. Um capacete para kart custa de R$ 900 a R$ 2,2 mil. Um investimento que deve ser considerado se você realmente gosta do esporte. Afinal, quanto vale a sua vida?
Na cabeça dos motoqueiros
Ainda mais comum no Brasil é o uso de capacetes para motos. Vale alertar para este público que tais equipamentos devem ser certificados pela Portaria Inmetro nº 086, que verifica a conformidade do produto. “A certificação vale apenas para acessórios utilizados no trânsito nacional, e se baseia na norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, afirma Gustavo José Custer, gerente de regulamentação do Inmetro.
No total são quatro tipos de capacetes para motocicletas permitidos por lei: integral (fechado), misto (queixeira removível), modular (frente móvel) e aberto (sem a queixeira). Sem contar que todos devem trazer, na parte de trás, o selo do Inmetro e do organismo de certificação do produto. Há uma infinidade de marcas e modelos, cujos preços vão de R$ 200 a R$ 6 mil. Da mesma forma, fuja dos falsificados.
Os capacetes se dividem em viseira, acolchoamento interno e caixa externa. Todas as partes são testadas em ensaios realizados pelo Inmetro. Porém, os quesitos essenciais para segurança são “resistência ao impacto” e “absorção”, que medem o quanto de impacto está sendo transmitido para a cabeça do motoqueiro. Perfuração da viseira e resistência à temperatura também são importantes quesitos avaliados durante os testes
Os testes com os capacetes de motos são baseados em normas da ABNT. Depois, recebem o selo do Inmetro