Tradicionalmente reconhecido por ser um mercado de automóveis que aceita diversos tipos de carros, dos mais variados tamanhos e estilos, o setor automotivo na China acaba de ganhar mais um represente fiel ao gosto “local”.

Como SUV é moda por lá, a Volkswagen vai apresentar no Salão de Xangai, que começa nesta terça-feira (16), um conceito gigante de utilitário, que deve ganhar versão de produção em breve. Seu nome é SMV Concept, um estudo de 5,10 metros de comprimento, maior que o “irmão” Atlas (de 5,03 m), que será exclusivo para a China. Caso seja realmente produzido, será o maior carro feito sobre a plataforma MQB.

A Volkswagen ainda não falou sobre ele – fato que deve ocorrer amanhã –, mas especulações da mídia chinesa afirmam que o carro já está praticamente pronto para produção, devendo estrear nos próximos dois anos. Ele terá motor 2.0 TSI nas configurações de entrada e um V6 2.5 nas mais caras.

Até agora, a VW divulgou apenas os dados do motor de seis cilindros: 299 cv e 50,8 kgfm – trata-se do mesmo motor de Atlas e Teramont chineses. Acoplado aos motores estará um câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral 4Motion, que também será parte da picape Tarok.

Com estilo parecido ao de uma perua no desenho, mas com altura e porte de SUV – e por isso chamado de crossover –, o SMV (nome ainda não confirmado e indefinido) ainda terá espaço para sete pessoas, mesmo que a Volks ainda não tenha revelado imagens do interior.