10/05/2019 - 8:00
Enfim chegou o aguardado Honda HR-V Touring (leia mais aqui), dessa vez com motor turbo – houve versão Touring anterior (aqui) com mecânica 1.8, apesar do nome (que no Civic sempre foi atrelado ao motor turbinado).
Agora faz mais sentido: ambas as versões topo de linha Touring, tanto do sedã médio Civic (leia mais) quanto desse SUV compacto HR-V, ganham um upgrade na mecânica e na lista de equipamentos, com itens sofisticados como faróis full-LED e câmera de ponto cego.
Legal. Mas a marca recorre ao mesmo erro (será mesmo um erro, ou uma estratégia que compensa?) que cometeu com o sedã, estreando a versão Touring com um preço, digamos, salgado demais (leia aqui o que escrevi a respeito na época; hoje o três volumes está mais competitivo, e custa bem menos que o Fusion). Bem acima dos já altos R$ 111.900 do HR-V EXL 2020 (cerca de R$ 3.000 mais do que o modelo 2019), o preço do Honda HR-V Touring é de absurdos R$ 139.900.
A questão é que não é preciso ir longe para ver que a marca japonesa abusou no preço, e que o valor não se justifica pelo produto – talvez só pelo mercado e pela “aura” da marca Honda para parte dos consumidores.
O novo Honda HR-V Touring tem valor que “invade o território” de SUVs médios básicos como Tiguan Allspace, Jeep Compass, Hyundai New Tucson e cia., e se aproxima de outras excelentes opções como Peugeot 3008 (há até Lexus híbrido hoje a venda por R$ 169.990; leia aqui).
Analisar a própria linha Honda é suficiente para provar que a marca pesou a mão no preço do SUV. Isso porque o próprio Civic prova que o novo Honda HR-V Touring está caro demais. Eu explico:
Nos dois Honda, pega-se a versão EXL e troca-se o motor usado neles pelo mesmo 1.5 turbo. É verdade que no caso do HR-V o salto é maior do que no caso do Civic, pois o motor substituído é mais fraco – veja os dados deles na tabela abaixo.
Civic EXL 2.0 | Civic Touring 1.5T | HR-V EXL 1.8 | HR-V Touring 1.5T | ||
POTÊNCIA | 155 CV | 173 CV | 140 CV | 173 CV | |
TORQUE | 19,5 kgfm | 22,4 kgfm | 17,4 kgfm | 22,4 kgfm |
Porém, nesse ponto específico, como os motores 1.8 e 2.0 “tirados” são similares – o maior é feito com modificações no menor –, a diferença de custo, nesse upgrade, não pode ser muito alta.
Mas não é só a alteração mecânica que aumenta os preços deles – eles jamais mudariam tanto só por isso. Em conjunto com a mecânica melhor, ambos os Touring ganham mais equipamentos.
Alguns dos itens que são adicionados ou“melhorados” na transformação para topo de linha são exatamente os mesmos no HR-V Touring e no Civic Touring – estão listados aqui abaixo:
AMBOS GANHAM | Civic EXL | Civic Touring | HR-V EXL | HR-V Touring |
PREÇO | R$ 108.900 | R$ 127.600 | R$ 111.900 | R$ 139.900 |
Chave presencial | N | S | N | S |
Faróis full-LED (inclui neblina) | N | S | N | S |
Monitor de ponto cego (câmera) | N | S | N | S |
Retrovisor interno eletrocrômico | N | S | N | S |
Saída dupla de escape | N | S | N | S |
Sensor de chuva | N | S | N | S |
Teto solar/panorâmico | N | S | N | S |
Até aqui, os dois Honda teriam ganhado o mesmo upgrade na mecânica e nos equipamentos, e por isso teriam mais ou menos a mesma elevação no preço em relação as suas versões EXL, certo?
Mas a história não acabou. Há alguns itens no upgrade de EXL para Touring que apenas um desses dois carros ganha. Veja na tabela o que só o HR-V ganha e o que só o Civic ganha.
HR-V TOURING AINDA GANHA |
Costura dupla(no couro nos painéis das portas) |
Teto |
E CIVIC AINDA GANHA |
Banco motorista elétrico |
Macanetas cromadas |
Para-brisas acústico |
Partida remota |
Suspensão c/batentes hidráulicos traseira |
Como mostram as tabelas, enquanto na transformação de EXL para Touring o SUV HR-V ainda ganha teto-solar maior (legal) e costura dupla no acabamento das portas (detalhe insignificante), dois itens que o sedã Civic não ganha.
Por outro lado é só o sedã que, ao passar da versão EXL para a Touring, soma banco com ajuste elétrico, maçanetas cromadas, pára-brisa acústico, partida remota do motor e suspensão traseira com batentes hidráulicos (que melhoram bem o conforto).
O mais curioso é que, mesmo oferecendo a mesma melhoria na mecânica e somando bem mais equipamentos no “upgrade” de EXL para Touring, o aumento que ocorre no preço do sedã na transformação é menor, de “apenas” R$ 18.700, contra exagerados R$ 28.000 que separam o novo Honda HR-V Touring 2020 da versão top com o tradicional motor 1.8, a EXL.
O que explica o carro que ganha menos ter maior aumento no preço do que aquele que ganha mais? Será que isso importa para o consumidor, ou ele vai comprar o SUV sem questionar, porque essa é a moda? A Honda deve apostar que sim.
E na verdade, olhando bem para o mercado, vendo modelos como o VW T-Cross Highline com todos os opcionais – modelo menor e com acabamento e potência inferiores – já beirando os R$ 130 mil, até que R$ 140 mil podem não parecer tanto… Mas que esse HR-V poderia custar menos, esse blog aposta que poderia. E o Civic tá aí para provar.