Produzido pela brasileira Agrale, o Marruá servirá de base para o Bortana EV, um utilitário 4×4 elétrico que está sendo desenvolvido na Austrália.

A responsável pelo projeto é a empresa de equipamentos para mineração Safescape, que também irá comercializar as versões “normais” do 4×4 brasileiro no país oceânico, nas configurações cabine dupla e simples.

No lugar do motor Cummins diesel, a Safescape instalou um propulsor elétrico com potência equivalente a 184 cv, desenvolvido pela também australiana 3ME Technology. Com um conjunto de baterias de 50 kWh, o Bortana EV será capaz de rodar até 150 km com uma carga.

Ainda este ano, a empresa pretende produzir até 20 protótipos do Bortana EV, que serão avaliadas em condições de uso reais em mineração. No lugar de vender o 4×4 elétrico, a Safescape planeja oferecer o modelo em um formato de leasing para os seus clientes.

De acordo com a Agrale, o acordo envolve a exportação de unidades prontas do Marruá e de exemplares desmontados, que servirão de base para a produção de Bortana EV.

“A Agrale participa com o know how do veículo, 4×4 e a diesel, e no apoio nas questões técnicas e de engenharia para o empacotamento dos componentes da versão elétrica, desenvolvidos pela empresa parceira”, destaca o diretor comercial da Agrale, Edson Ares Sixto Martins.