05/06/2019 - 15:40
Nem só de estética esportiva que vive o VW Jetta GLI. Lançado oficialmente nesta quarta-feira (5), a versão esportiva do sedã médio chega por R$ 144.990 (leia mais aqui) e traz sob o capô o motor 2.0 turbo com injeção direta e indireta. Associado ao cambio automatizado DSG de seis marchas rende saudáveis 230 cv de potencia e 35.7 kgfm de torque disponíveis a baixíssimas rotações.
Logo nos primeiros metros, essa variante esportiva mostra o seu potencial. Em baixas rotações, agrada a agilidade das mudanças/reduções da caixa de dupla embreagem — assim como a entrega de torque na faixa de 1.500 rpm —, fazendo o Jetta GLI deslanchar sem esforços. Embora seja uma versão mais apimentada, o conjunto de suspensões não é firme demais e filtra muito bem as imperfeições e irregularidades do asfalto. As rodas de 18″ vestem pneus de medidas 225/45.
Estão disponíveis os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual. Com o primeiro programa acionado, o ponto morto do cambio é acionado ao retirar o pé do acelerador, mesmo em velocidades baixas, como a 30 km/h. Também atua em prol do consumo o Start-Stop 2.0. Assim como nos carros da Volvo, o motor desliga em movimento, como nas paradas de semáforo.
Se a ideia é extrair todo o potencial do bloco EA888, o modo Sport deixa as respostas mais acesas. Ou seja, o sedã arranca com muito vigor transmitindo elevadas doses de emoção ao volante. As trocas sequenciais são feitas pela alavanca ou pelas borboletas atras do volante.
Outro elogio ao Jetta GLI está na dinâmica apurada nas curvas. Ele aponta com precisão nas curvas e as contorna com muito equilíbrio. O empolgante som do motor é emulado, porém, não é muito artificial. As frenagens eficientes não fazem a carroceria mergulhar e os elogios se estendem também ao controle de carroceria. Ou seja, o Jetta GLI é um rojão familiar!