12/06/2019 - 8:31
A japonesa Toyota segue na ponta quando o quesito é agradar o cliente. É o que apontam os resultados do Customer Service Index (CSI) Study Brasil 2019, levantamento realizado pela consultoria J.D. Power que mede o nível de satisfação com o pós-venda.
O serviço das montadoras foi avaliado em uma escala de 0 a mil. A Toyota (845) ficou na ponta, seguida por Honda (853) e Hyundai Motor Brasil (833). Já dentre as marcas de luxo, a melhor pontuação foi da Audi (864), seguida por BMW (843) e Mercedes-Benz (840).
De acordo com a J.D. Power, os fatores que mais influenciaram nos resultados foram o cumprimento de prazos, a gama de serviços cobertos pela garantia e o desempenho do consultor durante o atendimento.
Outro ponto levantado foi que mais de metade dos entrevistados (52%) que gastaram mais de R$ 500 no serviço e receberam uma explicação detalhada sobre o trabalho classificaram a sua experiência com notas nove ou dez, enquanto apenas 20% deram as mesmas boas notas para qualificar serviços caros e sem explicação.
A pesquisa foi realizada entre novembro de 2018 e abril de 2019 junto a 4.920 proprietários, que adquiriram os seus automóveis entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e realizaram serviços em concessionária nos últimos 12 meses.