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Não basta ter uma ferramenta, é preciso saber usá-la corretamente. Foi com esse espírito que enfrentei em um dia – mais especificamente, 4/4, o “dia 4×4” – no 4×4 Driving School, um curso rápido de técnicas de direção em terrenos fora-de-estrada. Oferecido pela Mitsubishi em parceria com a WRBrasil – empresa especializada nesse tipo de treinamento –, ele é realizado nas trilhas da Fazenda Coronel Jacinto, localizada em Bragança Paulista (SP), e está aberto para proprietários das versões 4×4 dos modelos Pajero, L200, ASX e Eclipse Cross.

Já enfrentei algumas estradas de terra enlameadas para testar os modelos 4×4 que aparecem aqui na MOTOR SHOW. Mas nunca havia encarado uma trilha feita especificamente para um veículo com tração nas quatro rodas, com ladeiras de terra íngremes – aparentemente intransponíveis – e profundos trechos alagados. Foi com esse “vasto” currículo off-road que assumi o comando de uma L200 Triton Sport HPE-S, a versão de topo de linha da picape média japonesa com o sistema de tração chamado Super Select II – que, além das opções 4×2 e 4×4, tem os modos 4×4 reduzida e 4×4 com bloqueio do diferencial central.

Sem a pretensão de formar pilotos de rali, a ideia principal do curso é ensinar aos donos de veículos com tração nos dois eixos a utilizar todas as potencialidades do sistema para não acabarem suas aventuras se meterendo em encrencas ou acidentes perfeitamente evitáveis. Confira as lições do dia.

Pressão dos pneus

Em trechos com lama, baixe a pressão dos pneus para 18 ou 20 libras. Abaixo desta marca, há o risco de que galhos ou lama se infiltrem nos pneus, furando-os e causando vazamentos. Em pistas com pedras, é necessário manter a calibragem acima de 26 libras para evitar danos na lateral dos pneus. Já nos trechos arenosos, baixe para 18 ou 20 libras, podendo chegar a 13 libras em situações mais extremas. Vale destacar que é importante manter a pressão igual em todas as rodas.

Bloqueio do diferencial

Nos modelos equipados com o bloqueio do diferencial central, essa função deve ser ativada em pisos de baixa aderência, como lama ou pedras. Ele permite transferir a tração igualmente entre as quatro rodas, mantendo o veículo em movimento mesmo quando uma ou mais rodas perdem contato com o solo.

4×4 reduzida

Essa função altera a relação do diferencial e permite explorar o torque máximo do motor em baixas velocidades. Deve ser acionada apenas com o câmbio na posição N e empregada só em pisos de baixa aderência, em subidas íngremes ou declives e ao cruzar áreas alagadas.

Trechos alagados

Em trechos com menos de 50 cm de água, engate a tração 4×4 reduzida e o bloqueio do diferencial (se tiver). Durante a travessia, nunca troque de marcha e siga bem devagar (em 1ª ou 2ª marcha), para não formar onda. Para facilitar a fuga em caso de pane, mantenha os vidros abertos. Nos trechos com mais de 50 cm de profundidade, recomenda-se o uso de um snorkel no veículo.

Decida escorregadia

Caso o carro não disponha de sistema de controle eletrônico em descidas (HDC), sempre desça em 1ª marcha e com a reduzida acionada. Mantenha a aceleração constante e utilize o freio de mão (puxando um dente ou mais) para controlar o deslizamento da traseira do veículo.