A Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram das autoridades do estado alemão de Baden-Württemberg a autorização para operar o primeiro valet de nível 4 do mundo. O serviço, que irá funcionar no estacionamento do museu da marca, na cidade de Stuttgart, permite estacionar e retirar o veículo de maneira 100% automatizada, sem um manobrista.

A Bosch desenvolveu o sistema de monitoramento do estacionamento, enquanto a montadora trabalhou para integrar a tecnologia aos seus carros equipados com direção semiautônoma. Todo o serviço é controlado por meio de um aplicativo para smartphone, em que o motorista autoriza que o veículo procure uma vaga e depois retorne para buscá-lo. Isso é possível graças a uma rede de sensores que mantém veículo e garagem ligados durante toda a permanência do carro no local.

Os primeiros testes do sistema no Mercedes-Benz Museum foram iniciados em 2015. Desde o ano passado, a tecnologia já estava desenvolvida o suficiente para permitir o estacionamento autônomo do veículo. Mas por força da legislação, um manobrista tinha que permanecer no assento do condutor.

PreviousNext