A Volvo se prepara para completar a eletrificação de toda a sua linha no mercado brasileiro com a chegada do híbrido plug-in XC40 T5 Twin Engine no 1º semestre de 2020. Mas a grande novidade da montadora sueca anunciada hoje (16) foi a confirmação, pra 2021, do lançamento no Brasil do XC40 Recharge, o 1º modelo 100% elétrico da marca.

A informação foi dada pelo presidente da Volvo para a América Latina e Caribe, Luis Rezende, durante o lançamento oficial do modelo elétrico, que fez sua primeira aparição mundial em Los Angeles (EUA).

Na comparação com as versões a combustão, o XC40 Recharge se diferencia no visual pela ausência da grade frontal. No interior, o elétrico é o primeiro XC40 a contar com um sistema multimídia inteligente desenvolvido em parceria com o Google. Além de contar com vários serviços da empresa, como o navegador Maps, permite o controle de funções do veículo via comando de voz. Outro ponto curioso é a ausência do botão de partida. Após destravar as portas (o que pode ser feito via app), um sensor no banco detecta a presença do condutor e dá a partida no veículo.

O kit de baterias, de 78 kWh, fica posicionado sob o assoalho e não rouba espaço do porta-malas. São dois motores elétricos (um para cada eixo), o que acabou liberando espaço para um pequeno porta-malas dianteiro (31 litros), no lugar onde fica o motor dos XC40 a combustão. Com potência equivalente a 413 cv, o XC40 elétrico acelera de 0-100 km/h em 4,9 segundos e é capaz de rodar até 400 quilômetros com uma carga de baterias.

O XC40 elétrico estreia junto com a denominação Recharge,  que, a partir de agora, é sobrenome de todos os modelos 100% elétricos, além de uma denominação de toda a linha eletrificada dos carros da Volvo. Para marcar a mudança, a montadora vai oferecer recargas grátis no período de um ano para todos os Recharge, sejam plug-in ou elétricos.

PreviousNext