31/10/2019 - 15:00
A Lexus, marca de carros de luxo da Toyota, foi fundada em 1989. Sob o slogan “The pursuit of perfection/Amazing in Motion”, a companhia com sede no Japão, oferece no Brasil o hatch CT 200h, os sedãs ES e LS, além dos utilitários esportivos UX, NX e RX. Este último, aliás, nasceu de um conceito básico: ser confortável e capaz de enfrentar um fora de estrado.
Revelado mundialmente no salão de Chicago, nos Estados Unidos, de 1997, o SUV compartilhava a plataforma com o modelo ES e sob o capô trazia um motor V6 3.0 a gasolina associado a câmbio automático de quatro marchas para entregar 223 cv de potência. À época, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A tração podia ser dianteira ou nas quatro rodas, com divisão na ordem de 50:50.
Logo no primeiro ano de vendas foram contabilizadas 42.000 unidades no mercado norte-americano. A segunda geração apareceu em 2003, com um design mais atraente e dinâmico. O motor de seis cilindros em “V” foi mantido, porém, o câmbio automático passava a ter cinco marchas. As dimensões da carroceria cresceram garantindo um maior conforto interno aos passageiros.
O ano seguinte foi marcado pela introdução do híbrido RX400h. Equipado com motor V6 3.3 de 211 cv a propulsor elétrico de 167 cv, entregava uma potência combinada de 272 cv e, segundo dados do fabricante, cravava médias de 12,4 km/l.
Embora um híbrido, a capacidade off-road não foi prejudicada. O sistema E-four trazia um motor elétrico independente instalado no eixo traseiro para fornecer a tração 4×4. Ao longo dos anos, a Lexus já comercializou mais de 1,45 veículos híbridos ao redor do mundo. Em nosso mercado, o RX inicia em R$ 344.700 podendo chegar a R$ 358.740 na configuração RX 350 F Sport.