01/10/2010 - 0:00
Na Marina Astúrias, no Guarujá (SP), o modelo reestilizado exibe suas linhas belas e robustas. Mas para conhecer o novo carro é preciso acelerá-lo
Novas lanternas avançam pela lateral e o painel foi redesenhado
Quem há alguns anos arriscaria dizer que um dos maiores sucessos de vendas da Porsche seria um SUV? Em 2002, quando foi apresentada a primeira geração do Cayenne, muitos torceram o nariz e não acreditaram que um carro familiar de uma categoria tão distinta dos demais modelos da marca poderia conquistar tamanha aceitação no mercado. “Hoje o Cayenne representa 60% das vendas da Porsche no Brasil”, revela Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca no Brasil.
O que mais chama a atenção na terceira geração do SUV é seu novo visual, com destaque para a traseira, com conjunto ótico que avança mais na lateral do carro. Apesar de não parecer, o Cayenne está 4,8 cm maior do que a geração anterior. Por dentro, o painel também foi redesenhado. O console tem uma inclinação que avança em direção ao motorista. Por conta dos 4 cm a mais de distância entre-eixos, o espaço interno aumentou um pouco. Agora quem viaja atrás pode ajustar o assento 16 cm para frente ou para trás. O encosto do banco também possui três opções de ajuste.
A alavanca do câmbio Tiptronic de oito marchas, uma das novidades do modelo que auxiliaram na redução do consumo.
Apesar das evoluções na sua aparência, as maiores novidades só podem ser percebidas colocando o veículo em movimento. Com carroceria produzida em aço galvanizado, e a evolução na construção de componentes, o Cayenne S 4.8 V8 com tração integral está 180 quilos mais leve (o modelo avaliado). Seu motor também evoluiu e ganhou 15 cv (agora são 400 cv contra 385 cv antes). Além da melhora de desempenho, o modelo está 23% mais econômico, segundo a marca. A configuração Turbo manteve os 500 cv, mas também diminuiu em 23% o consumo e 26% a emissão de poluentes. Muito em razão de um dos destaques presentes em ambas as versões: o sistema Auto Stop Start, que desliga o motor do carro automaticamente quando o veículo para e o motorista deixa o pé no freio. Ao tirar o pé do pedal, ele liga novamente. Durante este tempo em que o motor não estiver funcionando, todos os sistemas de áudio e comunicação continuam ativos e o ar mantém a temperatura. Em caso de carga baixa da bateria, o sistema fica inativo e, por um botão, o motorista também pode desabilitá-lo.
Os controles do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro que pode, até mesmo, ser aquecido em dias mais frios. Conforto absoluto!
Outra novidade que contribuiu para os melhores dados de consumo e desempenho é o novo câmbio Tiptronic de oito velocidades, que passou a equipar todas as versões do Porsche Cayenne. De acordo com a montadora, a velocidade máxima é atingida em sexta marcha, e as duas seguintes servem para manter o motor em rotações mais baixas, diminuindo consumo e ruídos. Mesmo a 100 km/h o veículo viaja com a última marcha sem esvaziar o motor. Se preferir, é possível trocar as marchas na alavanca de câmbio ou no volante.
O utilitário ainda traz uma série de tecnologias que melhoram seu comportamento dinâmico.
Os comandos da tração integral e regulagem de altura da suspensão.
O painel tipicamente Porsche: cinco instrumentos circulares e o contato do lado esquerdo
A suspensão ativa é uma delas: ela se adapta ao estilo de condução e às condições de piso. Esse sistema é opcional na configuração S e de série na Turbo. Adicionando o equipamento é possível colocar um controle dinâmico de chassi, que estabiliza a rolagem. A tração integral também é inteligente e, além de distribuir o torque entre as rodas, atua nos freios, caso o motorista esteja contornando uma curva mais rápido do que deveria. O sistema freia um pouco a roda traseira de dentro da curva para ajudar na trajetória.
O novo sistema de iluminação de faróis xenônios que acompanha o movimento do veículo nas curvas (disponível como item de série no Turbo e como opcional na versão S) pode ter seu funcionamento ajustado para ruas, estrada ou mau tempo.
A terceira geração do SUV possui cinco versões: Cayenne V6, V8 S, V6 S Hybrid, V8 Turbo e V6 Diesel. Por enquanto, apenas a Cayenne S (R$ 379 mil) e a Turbo (R$ 555 mil) estão sendo comercializadas no Brasil. O modelo V6 chegará até o final deste ano e o S Hybrid estará exposto no Salão do Automóvel. Dependendo da aceitação do modelo, em 2011 poderemos ter um Porsche híbrido aqui.