01/10/2010 - 0:00
As rodas aro 17 de alumínio e os pneus esportivos (120/70 e 180/55), garantem ainda mais aderência
Com esta nova versão da CBR 600RR, a Honda adiciona à sua linha mais um modelo com o sistema de freios que impede o bloqueio das rodas, o C-ABS – já usado em suas motos com mais de 300 cm³ (CB 300, XRE 300, Hornet 600, CBR 1000RR e Fire Blade). Varadero e Gold Wind usam o sistema DCBS (Dual-Combined Brake System).
Para diferenciar o modelo equipado com o sistema C-ABS, a marca só o comercializa na cor preta, por R$ 3 mil a mais que a versão tradicional. Sem o sistema, a moto continua sendo vendida nas cores vermelha ou branca perolizada, com grafismo das cores da HRC (Honda Racing Corporation – divisão de competição da marca), ao preço sugerido de R$ 47 mil.
Seu motor de 599 cm³ tem quatro cilindros em linha com duplo comando variável de válvulas – tecnologia normalmente aplicada em modelos de competição – e alcança a potência de 120 cv a 13.500 rpm e o torque máximo de 6,73 kgfm a 11.250 rpm. O resultado é uma moto bastante rápida, tanto nas arrancadas quanto nas retomadas.
Seu design “musculoso” chama bastante a atenção e um ronco intimidador é emitido pela saída de escape – que fica bem debaixo do banco do garupa.
Bem equilibrada, a moto proporciona uma posição de condução ideal: o tanque de 18 litros garante um encaixe perfeito para as pernas, e a altura do banco é muito adequada. Seu chassi, em alumínio, possibilita ao piloto uma ótima maneabilidade, permitindo uma pilotagem esportiva. Neste caso, o sistema de freios C-ABS (Combined Anti-Lock Brake System) faz a diferença: os dois discos dianteiros de 310 mm com duplo cáliper (quatro pistões em cada), e o traseiro de 220 mm (e pistão simples) trabalham sempre de maneira combinada, garantindo segurança em situações de emergência – como em pistas molhadas ou em entradas mais fortes em curvas. Nestes casos, o “normal” seria perder o controle da moto, mas, com o C-ABS, as chances de se sair ileso aumentam bastante.
Para ainda mais segurança, esta Honda tem suspensões com tecnologia usada em pistas de corrida: dianteira do tipo garfo telescópico invertido e traseira do tipo UNIT Pro-Link – que tem a importante função de isolar o chassi dos impactos e torções sofridos durante sua condução.
O painel de instrumentos tem tacômetro eletrônico, contagiros e, no display digital, velocímetro e hodômetros total e parcial, marcador de combustível e relógio. O farol tem lentes multirrefletivas e lâmpadas de 55 W, que garantem um ótima campo de visão para a condução noturna.
Para quem arrisca parar a moto nas ruas, a Honda tem como item de segurança o HISS (Honda Ignition Security System – sistema de segurança de ignição Honda): um chip na chave de ignição impede que se dê a partida na moto usando outra chave que não a original.
No Brasil, suas principais concorrentes são a Kawasaki Ninja ZX-6R, que custa R$ 48.880, e a Triumph Daytona 675, vendida por R$ 44.013 (tabela Fipe) – mas nenhuma delas tem freios com sistema antibloqueio.
Ficha técnica Honda CBR 600RR
Motor: 599 cm3, quatro cilindros, quatro tempos, 16V, DOHC, refrigeração líquida Transmissão: por corrente, embreagem multidisco, seis velocidades. Suspensão: dianteira: garfo telescópico, invertida, 120 mm / traseira: UNIT Pro-Link, reservatório de gás, ajustes de pré-carga, compressão e retorno, 129 mm Dimensões: comp.: 2,01 m; larg.: 0,69 m; entre-eixos: 1,38 m; alt.: 1,11 m; alt. assento: 0,82 m. Peso: 179 kg.
Gasolina
Potência: 120 cv a 13.500 rpm. Torque máximo: 6,73 kgfm a 11.250 rpm. Vel. máxima: n/d. 0 a 100 km/h: n/d. Consumo: n/d.