EMISSÃO DE CO2 156 g/km

BAIXA COM ETANOL = ZERO

R$ 44.767 FIPE/MOTOR SHOW

Dizem que para um carro fazer sucesso em nosso mercado ele precisa ser bonito, porque brasileiro não compra carro feio. Não é bem assim: há inúmeros exemplos na história recente que desmentem essa a rmação, como o Mille e o Logan. Um bom custo/ benefício pode, sim, garantir boas vendas para modelos não tão belos. É exatamente o caso desse Tiida Sedan. Ele vende pouco, é verdade, mas a ideia da marca nunca foi competir com os líderes do segmento. Tanto é que, no seu lançamento, no ano passado, a Nissan esperava uma venda mensal de 200 unidades – e conseguiu mais que isso.

Nos quatro primeiros meses, foram vendidas 1.030 unidades – uma média de 257 carros ao mês, até novembro de 2010. Um ótimo resultado. E eles nem têm muito mais carros para oferecer, já que o grosso da produção de Tiida abastece os EUA e o México, onde ele é fabricado.

O consumidor que vencer a barreira visual e zer um test drive com o sedã di cilmente deixará de se encantar. Um conjunto mecânico de primeira, com o e ciente câmbio manual de seis marchas acoplado ao motor 1.8 de até 126 cv, espaço interno de dar inveja a qualquer sedã médio, um portamalas com 467 litros e uma lista de equipamentos bastante completa, que inclui, entre outras coisas, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, computador de bordo e trio elétrico.

O único problema é que o modelo é importado apenas em uma con guração e somente nas cores preta, branca e prata. Não existem opcionais e alguns deles fazem falta, como o airbag, o ABS e as rodas de liga leve (essas podem ser adquiridas nas concessionárias).

Mas, por R$ 44.700 (tabela Fipe), você vai cansar de procurar e não vai encontrar nenhum outro modelo que se equipare em custobenefício. O único que chega perto disso é o Astra Sedan, com motor 2.0 de 140 cv e mais itens de série (como airbag duplo), mas com preço inicial de mais de R$ 51 mil. Já o Volkswagen Polo Sedan, por exemplo, com seu motor 1.6 de 103 cv, oferece menos por um valor mais alto. Para quem acha que beleza não é fundamental, o Tiida Sedan é uma excelente opção de compra: status de um sedã médio, con abilidade da mecânica japonesa e equipamentos de segmento superior. Tudo pelo preço de um carro compacto.