01/02/2011 - 0:00
*Os preços podem apresentar variações, dependendo da concessionária consultada.
A briga vem sendo ferrenha ao longo dos meses nesse segmento de sedã, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No primeiro e no segundo lugares não existem dúvidas: o Toyota Corolla é líder absoluto, com praticamente o dobro das vendas do vice-líder Honda Civic. Tranquilidade absoluta e posicionamentos consolidados. A grande disputa é pelo terceiro lugar do segmento.
O velho e confiável Vectra, que ocupava essa posição sem grandes ameaças desde seu lançamento em 2005, tem tido o posto ameaçado por outro oriental. Não se trata de um japonês, mas de um coreano. Nessa nova geração, o Kia Cerato teve uma ascensão significativa, que tem colocado o Vectra em cheque-mate nos últimos meses. Com preço e design extremamente atraentes, e tecnologia bem mais moderna, o sedã coreano caiu nas graças do consumidor. Em alguns momentos do ano passado, chegou até a passar o Chevrolet. Será mesmo que ele é capaz de levar à lona seu principal rival?
S = item de série / N = não disponível / O = opcional alt. = altura / prof. = profundidade
Somente linhas modernas e mecânica mais apurada não justificam a escolha de um ou outro modelo. Para tomar a decisão acertada, o consumidor precisa avaliar também resistência mecânica, garantia de fábrica, preços de revisões e peças, seguro, pontos de assistência técnica, consumo de combustível, entre outros. Todos itens importantíssimos para quem tem um carro hoje. Por isso, o chamado pós-venda é tanto ou mais importante do que a escolha do carro em si. Seus custos incidirão no bolso do proprietário durante todo o período em que permanecer com ele. Cifras altamente consideráveis.
Por essa razão, resolvemos confrontar os dois contendores, Vectra Elegance e Kia Cerato, ambos automáticos, e não só comparar o que cada um deles oferece como produtos, mas quanto custarão ao proprietário ao longo dos primeiros 30 mil quilômetros de uso.
Para manter a garantia, os dois carros exigem revisões a cada 10 mil quilômetros (ou uma vez por ano, no caso do Vectra) e com um custo semelhante. O dono do Vectra gasta cerca de R$ 3,70 com manutenção a cada 100 quilômetros rodados, enquanto o do Cerato gasta R$ 3,96 no mesmo percurso. Isso não faz muita diferença, se considerarmos que o consumo mais alto do Chevrolet neutraliza essa vantagem.
O Vectra tem motor 2.0 flex de 140 cv com etanol e 133 cv com gasolina (torque máximo de 19,7 kgfm e18,9 kgfm, respectivamente) e transmissão automática de quatro marchas. Esse trem de força da Chevrolet peca pela idade, já que se trata de um projeto iniciado nos anos 80. Apesar da boa performance, consome muito combustível. Sobra torque, mas falta marcha no câmbio. O fato é que as marcas de consumo são 7,5 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada) com gasolina e 5,3 km/l / 7,0 km/l (estrada) com etanol. São números desfavoráveis para seu porte.
No desempenho, o Chevrolet Vectra é razoável, mas não brilhante: acelera de zero a 100 km/h em 12s4 com gasolina e 11s8 usando etanol e atinge a máxima de 189 km/h com o combustível vegetal.
Já o sedã da Kia, importado da Coreia do Sul, tem uma configuração mecânica mais atual, apesar do motor menor. A unidade 1.6 é bem moderna com relação à do Vectra e seu maior problema está no fato de ainda não ter recebido o sistema flex. Apesar de ser um motor idêntico ao do Kia Soul, que já roda com etanol, o propulsor do Cerato deverá dispor desse atrativo apenas no segundo semestre deste ano. Mesmo assim, ele desenvolve a potência máxima de 126 cv com gasolina, apenas 8 cv a menos que o propulsor do Vectra, que é um dois litros flex.
Mas a desvantagem de usar um motor de menor “litragem” aparece no torque. São apenas 15,9 kgfm, um número ótimo para um motor 1.6, mas bem aquém dos 18,9 kgfm do oponente Vectra. Mas o trunfo da Kia está no ótimo câmbio automático de seis marchas, lançado no ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Ele permite ao motor girar sempre no regime mais conveniente, esteja você procurando melhores marcas de consumo ou uma performance mais brilhante. Na prática, o Cerato acelera de zero a 100 km/h em cerca de 12,5 segundos, praticamente a mesma performance do Vectra, e atinge os 189 km/h de velocidade máxima, o mesmo resultado do Vectra com etanol.
Nas medidas externas, os dois praticamente se equiparam, mas o porta-malas do vectra é 111 litros maior
Mas o resultado mais marcante surge na medição de consumo. Nas avaliações feitas na cidade e na estrada, obtivemos marcas bem próximas às divulgadas pelo Inmetro para o modelo: 10,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada). A diferença é brutal: o Vectra consome 38% mais gasolina na cidade do que o Cerato e 35% mais gasolina na estrada.
Se a superioridade do Cerato parece óbvia, é bom dar uma verificada no preço das peças. A cesta cotada por MOTOR SHOW, tem preço quase R$ 3 mil mais alto no Kia (o que aumenta a franquia do seguro). Outra desvantagem aparece no número menor de revendas e no pós-venda. Para quem modernidade é essencial, o coreano é a melhor opção. Já manter um Vectra é mais fácil e barato. Ideal para quem quer economizar.
Os preços podem variar dependendo da concessionária – Seguros cotados pela D&G Corretora (11) 3985-3118 junto à Porto Seguro
Nessa versão Elegance, intermediária, o Vectra oferece um pacote bem interessante de equipamentos, muitos dos quais não estão disponíveis no concorrente. O design não é um exemplo de modernidade, mas o interior é ergonômico e razoavelmente amplo
O visual do Cerato atrai mais, mas peca por não oferecer itens como ajuste de profundidade do volante e piloto automático. Compensa o motorista com um preço menor de aquisição e com o excelente câmbio automático de seis marcas com trocas por borboletas no volante