07/05/2020 - 11:10
Qual é o significado dos logotipos das marcas de carros? Eles podem parecer triviais, mas escondem significados profundos, que remontam às origens da marca, às vezes envoltos em eventos que se tornam quase lendas. Têm, portanto, um valor que hoje, ao menos no setor automotivo, é frequentemente destacado,
Ao longo dos anos, muitas vezes décadas, os logotipos foram se tornando cada vez mais refinados, refletindo o gosto moderno pela estilização gráfica e mudanças de direção ou administração das marcas. Quase nunca, no entanto, eles traem suas origens, tentando sempre preservar a simbologia escolhida pelos fundadores.
Além disso, a tradição dos logotipos das marcas e as suas histórias são cada vez mais considerados patrimônios a serem protegidos e aprimorados. Aqui, explicamos o significado dos logotipos de algumas das marcas de carros mais conhecidas. Essa é a primeira parte, em breve revelaremos mais.
MERCEDES-BENZ
O símbolo original da Daimler (o nome – feminino – Mercedes viria só depois de algum tempo), faz uma alusão aos três campos de uso dos motores fabricados inicialmente pela empresa: céu, terra e mar. Confira a evolução:
1926
2008
2009
2011
PEUGEOT
Como muitas marcas, a francesa Peugeot usa um logotipo com um leão. Mas não se trata de uma referência ao zodíaco: primeiro com quatro patas, e depois (a partir de 1910) com duas, ele lembra as lâminas afiadas que eram produzidas inicialmente pela empresa.
1980
1998
CITROËN
O primeiro carro de André Citroën, o Type A, é de 1919: para sua empresa, o criador escolheu o dupla chevron como símbolo. Ele representa os dois dentes de uma engrenagem helicoidal. O logotipo da Citroën mudou bastante ao longo dos anos: confira a evolução e o mais recente.
PORSCHE
A Porsche é outro marca com um cavalo empinado, como a Ferrari. O significado é um tributo à região da Alemanha onde a marca surgiu.
Na realidade, a origem o logotipo da Porsche é uma égua, símbolo da cidade de Stuttgart. Veja o escudo original:
Já as cores são as que representam a região de Württenberg:
É isso. Em breve tem mais.