Poucos carros causam palpitações quanto este hatch da Volkswagen. E a história do Golf GTI se iniciou há muito tempo, em 1974 (ano de lançamento do Golf “normal”). À época, uma equipe de funcionários da VW, incluindo Anton Kanton, chefe de imprensa, criaram um plano secreto para desenvolver uma variante apimentada do Golf.

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Embora sem uma autorização para criar o Sport Golf, Hermann Hablitzel, membro do Conselho de Tecnologia do fabricante garantiu a continuidade do programa. Alguns protótipos apareceram a exemplo do equipado, com motor carburado de 100 cv.

Hablitzel mostrou oficialmente o Sport Golf a Toni Schmücker, Presidente do Conselho de Administração, no início de março de 1975. A luz verde estava dada e o Sport Golf adotava a nomenclatura EA195. Entretanto, o carro não tinha um nome oficial e algumas alternativas eram as nossas conhecidas siglas TS e GTS, mas a GTI foi a vencedora.

O carro foi revelado em Frankfurt, na Alemanha, com preço de 13.850 marcos alemães, em junho de 1976. Ele inaugurou um novo segmento: o dos carros compactos esportivos com tração dianteira. Inicialmente, foram planejadas 5.000 unidades, mas 461.690 unidades do esportivo Mk1 foram feitas devido ao grande sucesso.

O visual exibia os prolongadores nos para-lamas, moldura preta na janela traseira, contorno vermelho na grade do radiador, volante esportivo, manopla de câmbio no formato de bola de Golf e o charmoso tecido xadrez nos bancos. O motor 1.6 8V trazia injeção eletrônica, com 110 cv de potência.

1984 – VW Golf GTI Mk2

VW Golf GTI Mk 2 (Foto: Divulgação)

Tanto a faixa vermelha na grade frontal quanto o xadrez nos bancos viraram uma referência do modelo. No ano de 1984, o motor era o 1.8 de 112 cv, porém, em 1986, a VW o equipou com um cabeçote 16 válvulas para oferecer 140 cv de potência.

1991 – VW Golf GTI Mk3

VW Golf GTI Mk 3 (Foto: Divulgação)

Os faróis duplos da segunda geração saíram de cena, enquanto as linhas ficaram mais elegantes. Sob o capô, o motor aspirado 2.0 8V entregava 150 cv. Anos depois, os motores a gasolina e diesel seriam chamados pelas siglas GTI e GTD. Em 1996, a Volkswagen debutou a edição comemorativa de 20 anos do GTI.

1998 – VW Golf GTI Mk4

VW Golf GTI Mk 4 (Foto: Divulgação)

A quarta geração foi introduzida em 1998 exibindo um visual limpo e bastante discreto. Sob o capô, o quatro cilindros 1.8 turbinado despejava 180 cv, enquanto as mecânicas a diesel entregavam 152 c de potência.

2004 – VW Golf GTI Mk5

VW Golf GTI Mk 5 (Foto: Divulgação)

Em setembro de 2003, a VW levou ao Salão de Frankfurt um protótipo da quinta geração, com a versão de produção foi revelada no Paris Motor Show. Entre os atributos visuais estavam as rodas Denver e o retorno do detalhe vermelho na grade do radiador.
O motor 2.0 turbinado com injeção direta tinha 200 cv e era capaz de levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em baixos 7,2 segundos (câmbio manual) ou em 6,9 segundos (transmissão de dupla embreagem DSG).

2009 – VW Golf GTI Mk6

VW Golf GTI Mk 6 (Foto: Divulgação)

A sexta geração trouxe o lendário piloto Hans-Joachim Stuck, como o encarregado de aperfeiçoar o chassi do veículo. Foi o primeiro a trazer o bloqueio eletrônico de diferencial (XDS). Este modelo entregava 211 cv de potência e chegava a máxima de 240 km/h. A edição “Golf GTI 35 Years” trazia 240 cv de potência.

2013 – VW Golf GTI Mk7

VW Golf GTI Mk 7 (Foto: Divulgação)

A sétima geração foi a primeira feita sobre a moderna plataforma modular (MQB) e a potência subiu para 220 cv (o Golf GTI Performance, com 233 cv). Já o Golf GTI Clubsport S de 310 cv cravou o tempo de volta de 07:49:21, no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife.

2020 – VW Golf GTI Mk 8

VW Golf GTI Mk 8 (Foto: Divulgação)

A última geração do esportivo  traz motor 2.0 turbo de 245 cv e 33,7 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis marchas (oferecido de série) ou de dupla embreagem e sete velocidades (opcional). Uma grande novidade está no sistema de controle dinâmico, que controla tanto o bloqueio eletrônico do diferencial XDS quanto a suspensão adaptativa. Em relação ao Golf “normal”, foi rebaixado em 1,5 cm.