01/04/2011 - 0:00
CLASSE C COUPÉ
Uma das atrações da Mercedes no Salão de Genebra, que ocorre neste mês, será o novo Classe C Coupé. O modelo inicialmente será vendido nos Estados Unidos – nas versões C 250 (1.8 de 201 cv) e C 350 (3.5 V6 de 304 cv). Já na Europa, a marca anunciou três opções de motores a gasolina e dois a diesel, todos com injeção direta e sistema start-stop. Mais preocupados com o consumo de combustível, os modelos europeus a gasolina terão unidades 1.8 turbo (156 ou 204 cv) e 3.5 V6 (306 cv). O modelo é o substituto do CLC, um dos modelos produzidos na fábrica da Mercedes em Juiz de Fora (MG).
Luz diurna obrigatória
Desde o começo do mês passado, todos os veículos vendidos nos países que fazem parte da União Europeia terão que sair de fábrica equipados com luzes diurnas (de LED). A obrigatoriedade do dispositivo é uma forma de diminuir acidentes nas estradas do Velho Continente – que, de acordo com as estatísticas, registrou mais de 35 mil mortes em 2009. A medida só abrange carros novos, Por isso, muitos dos carros importados da Europa, hoje vendidos no Brasil, já vem com o sistema. E há gente reclamamando dos motoristas e avisando sobre a luz que supostamente esqueceram acesa!
Um Agile PARA SURFISTA
A Chevrolet lançou uma série especial do Agile para o Rio de Janeiro. Trata-se da versão Rico, criada em homenagem ao surfista Rico de Souza. Ela vem equipada com saias laterais, spoilers traseiro e dianteiro, portaóculos e rack de teto. O carro só será comercializado no Estado do Rio de Janeiro, por R$ 44.490. Ao comprar o Agile, o consumidor ganha uma prancha de surfe do mesmo modelo usado pelo surfista.
“Quero voltar às pistas mais forte do que nunca. Depois destes acidentes, você não é mais quem era antes. Melhora.”
Robert Kubica, ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, sobre a volta às pistas depois do acidente de rali que o tirou desta temporada de F-1
Nova L200 Triton
A linha 2012 da picape da Mitsubishi está mais completa: são novos o GPS integrado ao sistema multimídia com tela touch screen de 7 polegadas, entrada para CD e DVD players, conexão USB com interface para iPod, MP3, sistema bluetooth com viva-voz e rádio, todos integrados em um único sistema. As versões flex e HPE Diesel também passam a contar com comando de áudio e piloto automático no volante. Outra novidade é a configuração XB, com carroceria de cabine estendida, motor a diesel e câmbio manual. Preço sugerido de R$ 105.990.
C3 SONORA
Em parceria com o Terra, a Citroën lançou o C3 Sonora, série especial que permite ouvir todo o catálogo do serviço de música do portal e baixar até 250 músicas por mês durante um ano. O carro tem som Pionner com entrada para MP3 e as versões 1.6 incluem conexão USB e bluetooth. Visualmente, o carro também traz rodas exclusivas. O C3 Sonora já está disponível para venda com preço a partir de R$ 37.990.
O futuro da indústria automobilística
A Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva) organizará, em maio, um fórum para debater as novas tendências da indústria automobilística. Serão dois dias de eventos. Quem quiser participar já pode reservar seu ingresso. Assinantes da MOTOR SHOW terão desconto de 10% no valor. Acesse o site www.forumabiauto.com.br ou contate a Go On Eventos pelos telefones (11) 2362-9200 ou 2362-9300.
Cruze a caminho
Nossa equipe flagrou uma unidade do GM Cruze sedã em testes nos arredores da fábrica da GM em São Caetano (SP). O modelo será vendido aqui em carrocerias com três e dois volumes. Essa última terá a dura missão de disputar mercado com médios de peso, como o novo Focus, o Bravo e o Golf VII, que, em breve, chega ao País. Especula-se que o modelo será equipado com motor 1.8 Ecotec.
MOTOR SHOW no
Acompanhe a revista MOTOR SHOW também no Twitter. Através do usuário motorshow_ed3 você tem acesso a tudo que nossa equipe garimpa de mais interessante no dia a dia da redação e ainda recebe notícias em tempo real.
LANCIA THEMA:
O 300C EUROPEU
Ao adquirir o controle da Chrysler, a Fiat se viu com um leque de possibilidades para o lançamento de novos produtos. E está aproveitando direitinho essa vantagem competitiva, como mostra a capa desta edição. Uma de suas mais recentes investidas foi o lançamento do Lancia Thema, que nada mais é do que a nova geração do Chrysler 300 C com o logo Lancia, marca do grupo Fiat. O modelo será oferecido com motores 3.6 V6 de 292 cv e 3.0 V6 com 190 cv ou 224 cv de potência.
18,6%
foi o quanto subiu o preço dos serviços automotivos em 2010, segundo a Agência Auto Informe. Os serviços que mais subiram foram o estacionamento, a limpeza dos bicos injetores e a lavagem do carro
ENFIM, O UNO DUAS PORTAS
Depois de protelar a chegada do Uno duas portas por falta de capacidade de produção, a Fiat, no mês passado, lançou – não uma versão –, mas toda a linha Uno com a carroceria duas portas. Até mesmo os modelos Way agora contam com essa opção. Mas os preços subiram. A linha parte dos R$ 26.490 na versão Vivace 1.0 duas portas. Com a mesma configuração, mas carroceria quatro portas, o preço sobe para R$ 28.140. Com isso, a marca vai contra a tendência nacional dos veículos quatro portas. Será que a moda está mudando? A Fiat costuma ser boa em identificar tendências. É bom ficar de olho!
Enquanto o Onix não vem…
Celta e Prisma ganham fôlego à espera de sua substituição definitiva
Mal 2011 começou e a GM já apresentou os modelos 2012 de Celta e Prisma. Tanto no hatch quanto no sedã as mudanças foram sutis. Essa deverá ser a última reestilização desses carros, que serão substituídos por uma nova linha de compactos chamada Onix, aguardada para o ano que vem. Por ora, os modelos ganharam novas versões. No caso do Prisma, o catálogo parte R$ 31.344 com motor 1.0; no Celta, começa em R$ 26.115 e possui carroceria de duas ou quatro portas. Já a configuração mais completa, LT, no caso do hatch, está disponível apenas com carroceria quatro portas e parte de R$ 29.364. No sedã, a versão top tem apenas motor 1.4 e seu preço começa em R$ 32.150.
Na parte externa, os modelos ganharam nova grade e para-choque na cor do carro com a gravata dourada. Os faróis mantiveram o mesmo design, mas com lentes escurecidas. O Celta traz calotas aro 13 com design reformulado e nova cor. O Prisma oferece agora maçanetas e retrovisores na cor do carro e um largo friso cromado na traseira, baseado no do irmão maior Vectra, além de calotas aro 14. No interior, eles ganharam porta-objetos, espelho no quebra-sol e alça no teto para o passageiro, volante com acabamento na cor prata (ou cinza na versão LS do Celta), além do quadro de instrumentos com novo design e iluminação Ice Blue (a mesma do Agile).