03/07/2020 - 9:16
A Honda apresentou a linha 2020 do novo Civic Si e anunciou que o cupê esportivo estará disponível já este mês na rede de concessárias com preço a partir de R$ 179.900,00. O modelo hega renovado ao mercado brasileiro com mudanças no design externo e interno, aprimoramentos mecânicos e novos equipamentos.
+ Honda convoca Civic e mais 3 modelos para recall de airbag
+ Com cara de mini-Civic, Honda City 2021 estreia na Índia em julho; veja detalhes
+ Honda Civic Si 2000 é arrematado por US$ 50.000
O novo Honda Civic Si 2020 será comercializado no Brasil em versão única, mas o preço pode variar de acordo com os equipamentos escolhidos. Por aqui, o cupê terá duas portas, com três opções de cores: Platinum White, Crystal Black e Rallye Red. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Novo visual
A linha 2020 traz novidades no design interno e externo, que reforçam o caráter esportivo do Civic Si. A dianteira traz a grade frontal preta, com largas tomadas de ar no para-choque e faróis full LED. O modelo ganha novas molduras para os faróis de neblina – que agora também são em LED – com novo desenho com acabamento em preto brilhante e uma barra transversal que acompanha a cor da carroceria.
Outra novidade é a adoção de novas rodas de liga leve de 18 polegadas, com novo desenhoe acabamento em preto fosco, aliados aos pneus de 235 mm, que ressaltam seus traços esportivos. Na traseira, o Si mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio e barra de LED horizontal, que acompanha toda extensão. O escapamento central tem formato poligonal e acabamento cromado. O modelo traz ainda teto solar.
No interior, o painel ganha novos elementos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas novas faixas centrais
dos bancos esportivos, em formato concha, com logotipos da versão bordados no encosto. A estética diferenciada é replicada nas costuras vermelhas dos bancos, laterais de portas, bem como no volante, manopla e coifa do câmbio.
Outros elementos que tornam o interior do Civic Si tão atraente são o quadro de instrumentos digital em TFT com iluminação vermelha, os pedais esportivos em alumínio e o acabamento do painel em Dry Metal Carbon.
Para a linha 2020, o Civic Si também recebe novos equipamentos de conforto e comodidade, como o sensor de
chuva, que permite o acionamento automático dos limpadores, além do sistema de recarga de celulares sem fio, por indução, posicionado no console central. Eles complementam a ampla lista de itens de série do modelo, como o freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância e ar-condicionado digital de duas zonas.
Quando o assunto é conectividade, o Civic Si traz o que há de mais moderno, como o sistema multimídia de sete polegadas, sensível ao toque, integrado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o que permite uma conexão fácil do seu smartphone ao automóvel. Além disso, possui um sistema de áudio premium de 450 watts com 10 alto-falantes.
Motorização
O motor 1.5 turbo que equipa o Civic Si, com alta performance e torque, traz injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Essa família de motores turbo também é adotada – com diferentes configurações de potência e torque – no Civic, HR-V e CR-V Touring.
No Si, esse motor é combinado a uma transmissão manual de seis velocidades, com engates precisos. Na linha
2020, o modelo recebe uma relação de marchas 6% mais curta, o que proporciona uma sensação de aceleração ainda mais aprimorada. Com intercooler frontal e turbo de maiores dimensões, bem como outros aprimoramentos mecânicos, o motor do Si traz potência máxima de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.
Um dos grandes diferenciais do Civic Si é seu comportamento dinâmico, especialmente em condições de pilotagem esportiva. Para isso, o cupê traz componentes de chassi e de direção aprimorados, como a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. Os freios são de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.
Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão possui ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.
Com isso, o modelo oferece uma experiência de condução mais conectada, onde o motorista pode perceber com precisão todo o feedback do piso, permitindo explorar os limites do Si com o máximo de segurança e confiança.
Modos de condução
Outro diferencial do Civic Si é a possibilidade de escolher entre dois modos de condução, que aumentam a dinâmica na utilização esportiva e, também, permitem conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor seleciona entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção.
No modo conforto, os amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave. Com a tecla Sport acionada, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.
Na linha 2020, o modelo ganha ainda outro aprimoramento que reforça o seu Racing Spirit. Trata-se do Active Sound Control, uma tecnologia que usa o sistema de áudio para amplificar o som do motor durante uma condução mais agressiva, permitindo uma experiência ainda mais imersiva de condução para o motorista.
Segurança
Assim como em todos os modelos da Honda, segurança também é prioridade no Civic Si. O modelo oferece alto nível de segurança em diversos cenários. Isso é possível graças à sua visibilidade ampla, direção precisa e estável, além da alta performance dos freios. O sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), o HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em aclives), além do exclusivo AHA – Agile Handling Assist – que aprimora a estabilidade dinâmica em curvas – garantem dirigibilidade máxima em diferentes situações.
O modelo também possui 6 airbags, câmera de ré multivisão e ainda vem equipado com o sistema Honda LaneWatch, composto de uma câmera instalada no retrovisor direito. Quando você aciona a seta, ele amplia o ângulo de visão do motorista, eliminando ponto cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia.