Quando Ayrton Senna acelerou sua Mclaren MP4/6 na Junção em Interlagos na tarde de 24 de março de 1991, milhões de brasileiros vibraram, e Kiko estava entre eles. Quando Galvão Bueno anunciou, segundos depois, a primeira vitória do piloto bicampeão mundial em seu país, milhões de brasileiros gritaram, e Kiko estava entre eles. Quando a emoção de Galvão silenciou em seguida com os gritos de Senna sob o Tema da Vitória, que a Globo captou ao vivo, milhões de brasileiros choraram. Kiko estava entre eles.

Kiko é o apelido de Eurico Pereira da Silva Filho. Mas todo mundo conhece ele por outro “sobrenome”: Kiko do Roupa. É assim que a gente aprendeu a chamar cada um dos seis integrantes do Roupa Nova. A banda, que é patrimônio nacional, completa, no próximo mês, 40 anos de carreira com formação original em intacta. Mas por que a vitória de Senna em 1991 é mais especial para Kiko do que para a maioria dos torcedores?

Roupa Nova completa em agosto 40 anos de carreira
Roupa Nova completa em agosto 40 anos de carreira

É que a música que embalou a primeira (e épica) primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil é uma gravação do Roupa Nova. Escapa a muita gente que o Tema da Vitória (também conhecido como “música do Senna), que marca desde a década de 1980 os triunfos brasileiros na Fórmula 1, é uma música gravada pelo Roupa Nova para a Rede Globo.

+ Senna 60 anos: piloto mantém recordes e segue lenda na F1

“Nós fazíamos parte do Departamento de Apoio Musical da Rede Globo na época. Em uma das gravações, o (Aloysio) Legey (célebre direto da emissora que deixou a Globo em 2012) solicitou uma concorrência de arranjos para um tema”, lembrou Kiko ao conversar com exclusividade com a MOTOR SHOW.

Instagram will load in the frontend.

Inicialmente o Tema da Vitória seria uma música para marcar as vitórias do GP Brasil de Fórmula 1, indepentemente do país de origem do piloto vencedor. Tanto que a música já tocou até para o arqui-inimigo de Senna, Alain Prost.

“Foram uns cinco arranjos e o do maestro Eduardo Souto Neto ganhou. Foi um prazer gravar essa música”, contou Kiko. Souto Neto é um dos compositores com a melhor compreensão de sucesso. Suas músicas embalaram ainda conquistas históricas como os títulos brasileiros nas copas de 1994 e 2002. E, se você já cantarolou a vinheta clássica do festival Rock in Rio, agradeça a Souto Neto.

+ Fittipaldi elege a melhor volta de Senna e revela como soube de sua morte

Senna acumulou 41 vitórias em seus 10 anos na Fórmula 1, e 38 delas foram marcadas com a execução do Tema da Vitória. As exceções são as duas primeiras vitórias em 1985, quando a música ainda era utilizada exclusivamente para o GP Brasil, e o desastroso Grande Prêmio da Austrália em 1991, prova que foi interrompida após 14 voltas.

Cada torcedor tem sua lembrança favorita de Senna. Kiko não disfarça a sua. “Aquela dele pilotando, só com a sexta marcha, é de chorar.” Ele se refere exatamente à corrida que abre o texto. O que ninguém sabia até a bandeirada é o fato que tornou essa conquista de Senna talvez a sua mais heróica.

+ O Gol GTI de Ayrton Senna: o esportivo que nem o campeão viu

O câmbio de seu carro travou e ele perdeu a terceira, quarta e quinta marchas. Ele precisou controlar o carro durante algumas voltas com o câmbio travado. Pois então tente usar um simulador com o MP4/6 e seu descomunal motor V12 pra ver como ele se sai em curvas como a Descida do Lago, Pinheirinho ou Bico do Pato.

PreviousNext

Whisky a Go Go, Dona, Seguindo no Trem Azul, Coração Pirata, A Força do Amor, A Viagem, Chuva de Prata. É possível escrever parágrafos inteiros apenas com músicas de sucesso do Roupa Nova. Mesmo assim, um dos momentos mais aguardados nos shows da banda é o medley que eles fazem com Tema da Vitória executado com fotos de Senna no telão.

“Quando chega o Tema da Vitória, as pessoas vão as lágrimas, porque juntam a emoção do tema e a falta do nosso ídolo. Aí não dá para aguentar.”