Enquanto Elon Musk promete há tempos que o novo Tesla Roadster (leia sobre ele aqui) com sua propulsão 100% elétrica vai quebrar a barreira dos dois segundos na aceleração de 0-100 km/h, a Koenigsegg vai apresentar já no final de setembro seu supercarro híbrido Koenigsegg Gemera. Será que Musk vai se mexer e lançar seu superesportivo  antes de setembro, ou a pequena marca sueca vai ganhar essa corrida?

Enquanto os recordes atuais de 0-100 km/h ficam na faixa de 2,5 segundos, o Gemera terá 1.700 cv e será capaz de cumprir a mesma prova em apenas 1,9 segundo, conforme anuncia a marca. É exatamente o que a Tesla promete para o Tesla Roadster, e muitos duvidaram (entenda o porquê).

(Vale frisar que depois desta reportagem Musk falou em usar foguetes da SpaceX no carro em uma versão que seria mais rápida ainda, acelerando de 0-100 km/h em pouco mais de um segundo, mas isso, por enquanto, parece ser só uma brincadeira. Assim como dizer que ele flutuaria no ar.)

OS MAIS RÁPIDOS HOJE
1. Bugatti Chiron Sport – 2,4 segundos
2. Koenigsegg Agera RS – 2,6 segundos
3. Porsche 918 Spyder – 2,6 segundos
4. Ferrari LaFerrari – 2,6 segundos
5. Bugatti Veyron SS – 2,6 segundos
6. Hennessey Venom GT – 2,7 segundos
7. Tesla Model S P100D – 2,7 segundos
8. Nissan GT-R Nismo e outros – 2,8 segundos

A apresentação do Gemera será no Salon Privé, no Palácio de Blenheim (Inglaterra), e a marca o chama de “o primeiro mega GT do mundo”. Híbrido, o primeiro modelo de quatro lugares da marca sueca tem bancos traseiros que podem até ser equipados com pontos de fixação isofix.

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Seu nome vem das palavras em sueco para “entregar mais”. Uma referência ao motor três cilindros (sim, três cilindros!) 2.0 do Gemera, chamado pela marca de “Tiny Friendly Giant” – ou TFG (pequeno gigante amigável, em tradução livre). Ele é capaz de funcionar com gasolina convencional, bem como com os combustíveis renováveis ​​neutros em CO2, como nosso etanol.

O Koenigsegg Gemera é projetado para ser supereficiente, com emissões excepcionalmente baixas. Claro que o motor 2.0 a gasolina jamais teria 1.700 cv sozinho. Por isso, três motores elétricos se unem ao três cilindros, e assim o trem de força entrega uma potência total de 1.700 cv, com um absurdo torque de 357 kgfm (os detalhes não foram revelados).

O powertrain do Gemera opera através da transmissão Koenigsegg Direct Drive (KDD), com tração nas quatro rodas, além de quatro rodas direcionais e vetorização de torque nas quatro rodas.A velocidade máxima não foi revelada, mas não costuma ser o ponto mais forte dos carros elétricos e híbridos.

AUTONOMIA DE 1.000 KM

Uma bateria permite que o Koenigsegg Gemera funcione exclusivamente com eletricidade por até 50 quilômetros. O TFG pode percorrer 950 km adicionais em velocidade de cruzeiro da rodovia no modo híbrido — totalizando um alcance de 1000 km, não por coincidência exatamente o que Elon Musk promete no Tesla Roadster (leia aqui).

Quando o Koenigsegg chega de fato, e quando Musk entregará seu Tesla Roadster, ninguém sabe exatamente ainda. Mas o desempenho prometido deve ser cumprido,  e o que antes parecia impossível vai virando realidades, graças aos incríveis poderes dos motores elétricos. Resta agora esperar para ver quem chega primeiro às ruas e vence essa corrida.

 

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