Pela primeira vez, o VW T-Cross foi líder de vendas no mercado brasileiro. Não apenas na categoria de SUVs, porque isso ele já tinha conseguido algumas vezes nos últimos meses, começando no ano passado, antes da pandemia. Mas o VW T-Cross foi líder de mercado, entre todos os modelos, simplesmente o carro mais vendido do Brasil, mesmo custando, em média, uns R$ 100 mil. Um verdadeiro fenômeno de vendas? Sim e não. Vamos lá.

Para começo de conversa, o carro chegou ontem à linha 2021 (leia aqui), então isso significa que a linha 2020 estava sendo vendida recentemente com significativos descontos pela marca, como é de costume quando um ano/modelo está acabando, o que já ajuda a dar uma incrementada nas vendas.

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Emplacamentos, não vendas

Além disso, vale lembrar que os números da Fenabrave não são de vendas no mês, mas de emplacamentos. Com a pandemia, muitos Detrans fecharam e muitos processos ficaram paralisados. E, agora, aos poucos e desigualmente, começam a reabrir. Ou seja, carros comprados em maio ou junho podem ter sido emplacados só em julho.

Mas isso, claro, aconteceu com todos os modelos (embora, variando os fechamentos e aberturas por Estados, e dependendo de onde cada modelo vende mais, isso afete mais diferentemente os emplacamentos de um modelo ou outro).

Além disso, muitas das vendas para PcD ficaram paralisadas, pelos mesmos motivos. Por problemas também burocráticos, os processo de compra de carros PcD tiveram diferentes problemas em diferentes Estados — desigualmente.

No caso da Volks, ainda se somaram problemas de produção, ajustes na linha e nos fornecedores para produção do novo VW Nivus (leia aqui a avaliação) também fizeram a produção — e entrega — do T-Cross Sense, versão para PcD, serem interrompidos antes e durante a pandemia.

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Liberação progressiva

Agora, com a de muitos Detrans e processos, os emplacamentos “estouraram”. Isso porque toda essa demanda reprimida de repente foi liberada, documentos liberados, contratos fechados. Mais importante ainda, a aparentemente quase ao mesmo tempo, a Volks voltou a entregar os VW T-Cross PCD aos consumidores que os aguardavam. E, assim, o VW T-Cross superou as 10.000 unidades emplacadas no mês. A maioria dela para PCDs e frotistas — que também retomam seus negócios –, segundo fontes

VW T-Cross ou VW Nivus?

Vi também, em grupos nas redes sociais, diversos depoimentos de pessoas que foram às concessionárias ver o novo VW Nivus pessoalmente, se decepcionaram por algum motivo, e acabaram fechando negócio no T-Cross. Não dá para afirmar que isso tenha afetado expressivamente as vendas/emplacamentos do T-Cross no mês, pois não dispomos de dados mais detalhados, mas indica uma possibilidade.

Conclusão

O VW T-Cross vendeu muito em julho sim, como vinha vendendo bem antes mesmo da pandemia e das outras questões industriais e burocráticas. Isso porque é certamente um bom produto, acima de tudo (leia aqui nossa avaliação da versão 1.0 e leia aqui a da versão 1.4 na linha 2020, ainda sem a nova central multimídia).

Mas, neste momento, tirar conclusões sobre tamanho sucesso do carro baseado em números que foram tão afetados pela pandemia e por tantos fatores diferentes não é recomendado. O SUV certamente é um sucesso e deve seguir no pódio do ranking de SUVs, mas é óbvio que aos poucos a pandemia se vai e as coisas voltam ao normal, e o VW T-Cross dificilmente repetirá o feito de ser o carro mais vendido do país. Também deve atrapalhar o fato de que a versão Sense deve começar a emplacar menos com a demanda reprimida já suprida e as novas regras, mais rígidas, para compras com isenção de impostos por consumidores PcD.

E a liderança da Volks?

Já a liderança de mercado da Volks, conquistada em junho e julho, não se deve apenas ao VW T-Cross. Polo e Gol, entre outros modelos, tem se saído bem, e o VW Nivus começou bem nas vendas, e certamente vai ajudar a marca a ficar na liderança (leia mais aqui)— que provavelmente conquistaria também sem a pandemia (graças à sua linha atual de produtos e aos novos que estão chegando) e deve continuar quando ela terminar. Mas a Chevrolet segue na segunda posição, com os novos Tracker (leia aqui) e Onix, além da nova S10, e vai tentar de tudo para retomar a liderança.

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+Qual é a melhor versão do VW T-Cross?