21/08/2020 - 10:12
Jeep Compass turbo x VW Tarek é uma briga que muito interessa aos brasileiros.
O primeiro não chegou aqui na linha 2021, com alguns esperavam, mas deve chegar no ano que vem, como linha 2022, enfim com o motor 1.3 turbo aposentando o velho 2.0 flex, como já ocorreu na Europa.
Assim, talvez chegue depois do rival da Volkswagen, que na verdade pode não se chamar Tarek e, como todos sabem, está em fase final de desenvolvimento para ser produzido na Argentina e entrar na linha entre o T-Cross e o Tiguan para desafiar o best-seller da Jeep.
PRIMOS
Enquanto o “Tarek” não chega, olhemos para o Skoda Karoq. E podíamos olhar também para o chinês Tharu (veja mais aqui), que deriva da mesma base MQB, com medidas ligeiramente diferentes — entenda mais sobre eles clicando aqui. Isso porque, para quem não sabe, a Skoda é o braço tcheco da Volks, e tem os mesmos carros com logo e design específicos para o mercado não apenas da República Tcheca, mas para vários países europeus.
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Como é quase exatamente o mesmo modelo que nosso futuro “Tarek”, o Karoq já foi, inclusive, flagrado rodando pelo Brasil em testes, como “mula” do novo SUV médio da marca alemã. Na verdade, nós já o avaliamos antes na MOTOR SHOW (leia aqui).
Assim, ao ver que nossa parceira, a revista italiana Quattroruote, já comparou o novo Jeep Compass turbo com o “VW Tarek” – quero dizer, com o Skoda Karoq –, achei que o comparativo muito nos interessa. Lá na Europa, estes dois SUVs médios são rivais diretos, extremamente parecidos em muitos pontos, e adiantam a disputa que teremos por aqui entre Volks e Jeep. Mas, já adianto, não será exatamente a mesma disputa, porque não devem mudar apenas design e marca do Karoq, e porque, também, o Compass aqui não deve ser exatamente o mesmo. Já voltarei a esse ponto.
Dados técnicos
O Jeep Compass nós, brasileiros, conhecemos muito bem. O que vai mudar nele é, basicamente, a opção de motor a gasolina. Já o motor a diesel deve ser mantido, e o Volks não terá, então vou deixá-lo de fora desta comparação. Vale notar que os dados são do Jeep Compass turbo lançado na Europa, que não é flex.
Analisando os dados técnicos dos dois modelos europeus, vemos como são similares, e como a disputa entre os dois é parelha. Porte, construção, potência… tudo é extremamente parecido. Confira abaixo a tabela com as principais informações da disputa europeia entre Jeep Compass turbo x Skoda Karoq/”VW Tarek”.
POWERTRAIN | Jeep Compass turbo | Skoda Karoq |
Cilindros | quatro cilindros | quatro cilindros |
Cilindrada | 1332 | 1498 |
Potência máxima | 150 cv a 5.500 rpm | 150 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo | 27,5 kgfm a 2.500 rpm | 25,5 kgfm de 1.500 a 3.500 rpm |
Injeção | direta | direta |
Extras | MultiAir (variação de válvulas com comando eletrohidráulico) | turbo com geometria variável, desativação de cilindros |
Transmissão | automatizada, dupla embreagem, seis marchas | automatizada, dupla embreagem, sete marchas |
CHASSIS | Jeep Compass turbo | Skoda Karoq |
Suspensão dianteira | McPherson | McPherson |
Suspensão traseira | McPherson | Eixo de torção |
Pneus | 235/45 R19 | 225/40 R19 |
DIMENSÕES | Jeep Compass turbo | Skoda Karoq |
Comprimento | 4,39 | 4,38 |
Largura | 1,82 | 1,84 |
Altura | 1,62 | 1,60 |
Entre-eixos | 2,64 | 2,64 |
Porta-malas | 438 a 1.387 litros | 479 a 1.810 litros |
Peso | 1.505 kg | 1.393 kg |
Tanque | 55 litros | 50 litros |
Desempenho e consumo
Nossa parceira italiana Quattroruote também comparou em pista, com seus testes completos, Jeep Compass turbo e VW “Tarek” – quero dizer, Skoda Tarok. E, como os dados técnicos já apontavam, a disputa foi muito parelha, mas o modelo do grupo VW anda mais. Veja os resultados:
DESEMPENHO | Jeep Compass turbo | Skoda Karoq |
0-60 km/h | 5,1 | 4,4 |
0-100 km/h | 10,6 | 9,3 |
0-120 km/h | 14,7 | 12,9 |
0-140 km/h | 20,7 | 18,4 |
Retomada 70-120 km/h | 9,4 | 8,8 |
1000 m (segundos, velocidade) | 32,1 / 166,4 | 30,9 / 167,4 |
Velocidade máxima | 203,8 km/h | 194,6 km/h |
CONSUMO | Jeep Compass turbo | Skoda Karoq |
90 km/h | 18,4 km/l | 16,7 km/l |
130 km/h | 11,8 km/l | 11,2 km/l |
Média cidade | 12,4 km/l | 12,8 km/l |
Média estrada | 15,3 km/l | 13,9 km/l |
Média geral | 13,2 km/l | 12,8 km/l |
Autonomia média | 726 km | 639 km |
Qual é melhor em quê?
A Quattroruote fez uma análise completa dos dois modelos. Confira no que eles empataram e quem ganhou em quê, segundo a revista italiana que é nossa parceira.
EMPATARAM:
- Posição de dirigir: o Jeep Compass oferece um assento mais elevado, mas as pernas
ficam mais dobradas; o Karoq é melhor, mas o assento não tem ajustes elétricos.
- Conforto: Dois SUVs agradáveis, com cabines e acabamentos bem isolados, que absorvem corretamente os defeitos do solo. O Karoq/Tarek é um pouco mais silencioso e capaz de aceitar obstáculos piores.
- Motor: Ambos os turbocompressores são sofisticados e completamente em termos de números absolutos, apesar do volume diferente. O Jeep 1.3 é mais brilhante em altos giros, mas mais lento em baixos.
- Ar-condicionado: De série, os dois são automáticos de duas zonas, com saídas traseiras e eficazes.
- Frenagem: Espaços de parada e resistência adequados em ambos. O Jeep para primeiro a 100 km/h. Mas é pior com baixa aderência.
JEEP COMPASS TURBO GANHOU:
- Direção: Os dois sistemas são agradáveis na cidade, com muita leveza. Na estrada, no entanto, são menos precisos. No Karoq, especialmente, falta feedback.
- Equipamentos: Os dois são muito completo nestas versões top, mas o Jeep é mais generoso em alguns pontos (couro/bancos e porta traseira elétricos). No entanto, Skoda tem mais opcionais.
- Comportamento dinâmico: seguros e confiáveis em situações de emergência, eles também proporcionam alguns sorrisos nas curvas: são ágeis e a rolagem das carrocerias são lentas. O Jeep tem um ESP melhor calibrado
- Consumo: na cidade o Karoq se sai um pouco melhor, na estrada o Compass tem menos sede. E acaba ganhando na média geral.
- Habitabilidade: o Jeep tem uma cabine melhor explorada, tanto em termos de espaço total quanto no banco traseiro. Por outro lado, as outras medidas são equivalentes.
VW TAREK (SKODA KAROQ) GANHOU:
- Painel e comandos: ambos têm bom acabamento, especialmente o Skoda, que ainda é mais organizado na disposição dos controles e dá mais atenção aos detalhes.
- Instrumentação: o Karoq tem o painel digital, prático de usar. O do Compass também é bom no geral, com sua ampla tela de 7 e instrumentos circulares tradicionais.
- Aceleração: o Compass pesa cerca de sessenta quilos a mais, e mostra, em particular, uma certa lentidão no começo da aceleração. O Skoda é mais ágil.
- Multimídia: dois sistemas completos com interfaces boas, especialmente no Skoda, que tem um assistente de voz mais eficaz e conectividade sem fio para smartphones.
- Retomadas: a balança pende para o lado do Karoq, que tem boa reatividade ai acelerador, mérito do turbo com geometria variável. O Compass sofre com a transmissão lenta.
- Transmissão: a lógica de gerenciamento do sistema de dupla embreagem do Jeep não lhe faz justiça: nas reduções de marcha, há muitas indecisões e uma certa lentidão de ação.
- Visibilidade: o Skoda tem colunas mais finas, que favorecem a visão da dianteira esquerda e de três quartos de traseira. Adiante e para trás, são equivalentes. Ambos têm câmeras.
- Acabamento: bem embalados, oferecem boa percepção de qualidade. No entanto, o Karoq tem estofamento premium em determinadas áreas e combinações mais bem cuidadas.
- Segurança: o kit básico é equivalente, com controle de cruzeiro ativo, freio automático e assistente de mudança de faixa. O do Karoq ajuda a manter a trajetória.
- Porta-malas: o compartimento de bagagem do Skoda está um degrau acima: em volume (58 litros a mais), acabamento e usabilidade. Opcionalmente, tem bancos traseiros deslizantes para aumentar a capacidade.
Veredicto
Cada um com suas vantagens, como acabamos de ver, o VW Tarek (ops, Skoda Karoq) acabou ganhando em mais pontos. Se o SUV médio da Volks lançado no Brasil for bastante parecido ao modelo tcheco do grupo Volks, vai dar muito trabalho para o Jeep Compass. Mas há alguns “pequenos” detalhes: esta briga europeia não deve se repetir tão fielmente aqui. Vamos lá.
Por que no Brasil deve ser diferente?
Como bem sabemos, os carros feitos aqui costumam ser simplificados em relação aos feitos por lá. O VW Polo daqui não é igual ao europeu, Jeep Compass e Renegade daqui não têm todas as mesmas mecânicas de lá. Estes dois modelos, portanto, não devem chegar aqui exatamente como são lá na Europa. Falando em porte, espaço, porta-malas, acabamento, e talvez até equipamentos, podem até ficar bastante próximos dos primos europeus. São coisas que não costumam mudar tanto.
Mas o motor do VW “Tarek” aqui não deve ter desativação de cilindros, e muito menos turbo com geometria variável — tecnologias caras e que são usada em pouquíssimos modelos (o Polo europeu tem um motor 1.5 com a tecnologia; o nosso não – nem o Audi Q3 daqui tem). Aqui, o Tarek deve ter nosso conhecido motor 1.5 flex, com os mesmos
150 cavalos de potência, mas não com as mesmas respostas e nem com a mesma economia. Do mesmo modo, a transmissão de dupla embreagem deve ser trocada pela nossa velha “Tiptronic”, uma caixa automática convencional.
Do mesmo modo, embora o motor europeu seja baseado em nosso Firefly, o Jeep Compass 1.3 turbo feito no Brasil não deve ter o sistema MultiAir, com válvulas de admissão e escape com abertura e tempo variáveis comandadas hidraulicamente. E a caixa de câmbio de dupla embreagem também pode ser trocada por uma convencional.
Desse modo, se este comparativo europeu já nos dá uma ideia de como será essa aguardada disputa dos segmento de SUVs médios, ou compacto-médios, como preferem alguns, em alguns pontos só saberemos realmente quem é melhor na disputa Jeep Compass turbo x “VW Tarek” quando os dois modelos chegarem definitivamente aqui, e isso vai depender muito de como cada um deles chegar, e por qual preço, é claro.