A Hilux 2012 chegou revigorada: dianteira totalmente reformulada (capô, paralamas, para-choque, grade e faróis), laterais com novas molduras dos paralamas e traseira com novas lanternas. Uma cara totalmente nova. No interior, a picapona ganhou uma tonalidade mais escura no acabamento, painel central refeito e o de instrumentos redesenhado para facilitar a leitura dos instrumentos. Além disso, tem um novo volante, com detalhes metalizados. É uma das maiores alterações que a Toyota já fez em um produto reestilizado.

Mas, apesar de toda a plástica, a nova Hilux ainda mantém o velho coração: 3.0 turbodiesel eletrônico de 163 cv e bom torque máximo de 35 kgfm, que, graças à turbina variável, começa em 1.400 rpm e vai estável até os 3.200 rpm. Uma elasticidade invejável e propícia para uma picape que pesa quase 2.000 kg. Mas esse bom motor está com seus dias contados: ele não atende à rigidez das novas normas antipoluição para os motores a diesel, que entram em vigor no início de 2012. Ou seja, a Toyota lançará, em breve, uma versão com um novo motor, mais potente e econômico.

Para a grande maioria, a motorização atual dá conta do recado, e pode valer a pena adquirir essa versão com novo visual e o motor turbodiesel atual. Para aqueles mais exigentes, que querem sempre a tecnologia mais avançada em seu veículo, é melhor esperar. Mas prepare-se: a Toyota certamente repassará o aumento de custo do novo motor ao consumidor. A Toyota oferece ainda uma versão V6 a gasolina de 238 cv e torque de bons 38,3 kgfm a 3.800 rpm. Um motor suave e silencioso que, em contrapartida, consome muito mais que o diesel. É uma questão de opção: o desempenho da gasolina ou o baixo consumo do diesel.

No interior, instrumentos e painel remodelados e cores do revestimento escurecidas. O volante ganhou detalhe em prata, como no Corolla top, e o som agora é compatível com iPhone e iPad

A Hilux nessa versão 2011/2012 continuará a ser oferecida com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. A versão 4X2 turbodiesel deixou de ser produzida. Toda Hilux diesel será 4X4. Outra novidade é a oferta do motor quatro cilindros flex 2.7 VVT-i de 163 cv com etanol (mesma potência do diesel) com torque máximo de 25 kgfm, que começará a ser comercializada no primeiro trimestre de 2012. Nessa versão, apesar da mesma potência, a Hilux deverá apresentar uma performance mais apática com relação à diesel atual, uma vez que tem 10 kgfm a menos de torque em rotação mais alta. A grande atração dessa configuração inédita deverá estar no preço, provavelmente abaixo dos R$ 80 mil com cabine dupla.

Enquanto isso, a diesel de cabine dupla na versão Standard com câmbio manual custa a partir de R$ 93.260. Essa versão com um pacote básico de equipamentos, como airbag, ABS, vidros elétricos e CD Player, já custa RS 100.720. A top de linha SRV, com câmbio automático, cabine dupla e os principais equipamentos de conforto e aparência, custa quase R$ 142 mil. Definitivamente, a Hilux não é uma picape barata. É o preço que a Toyota cobra pela qualidade.

Toyota Hilux SRV A/T Diesel

MOTOR quatro cilindros, em linha, 3,0 litros, 16V, turbo com geometria variável TRANSMISSÃO automática, quatro marchas, tração traseira ou 4×4, reduzida DIMENSÕES comp.: 5,26 m – larg.: 1,84 m – alt.: 1,86 m ENTRE-EIXOS 3,085 m CAÇAMBA 1.000 kg PNEUS 265/65 R17 PESO 1.935 kg ● DIESEL POTÊNCIA 163 cv a 3.400 rpm TORQUE 35 kgfm de 1.400 a 3.200 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível