As linhas do novo Range Rover Evoque são praticamente uma heresia. Por mais que a marca inglesa tente minimizar o impacto usando termos como “nova interpretação” ou “evolução de design”, o que se vê nesse carro que chega agora ao Brasil é uma ruptura absoluta com o estilo robusto, masculino, rústico e quase sisudo que sempre foi a grande marca registrada de todo Land Rover. E como ficou lindo… Isso tudo aguça minha vontade de tomar o assento do motorista, mas ainda duvido um pouco que estou mesmo diante de um legítimo Range Rover.

Mas, visto de dentro, o Evoque já não parece mais tão distante de sua família. Mesmo nessa versão Pure, a mais barata da gama, de atraentes R$ 164.900, a sofisticação é total. O toque macio do couro com costuras duplas; os detalhes cromados; os bancos com grandes abas que seguram o corpo e uma infinidade de ajustes elétricos; a luz de cortesia que acende simplesmente ao ser tocada (sem botão); a tela de oito polegadas e o eficiente sistema de som com bluetooth; o ar digital; os diversos airbags; o destravamento das portas por aproximação; a partida sem chave… Não falta nada. Ou melhor, até falta, mas não faz diferença. Quem pagar R$ 182.900 ou mais pelas versões mais caras, Dynamic ou Prestige (leia quadro), poderá ter outros mimos, como park assist (estaciona o carro sozinho), câmeras que monitoram os arredores do carro e facilitam as manobras, GPS e tevê digital.

Mecanicamente, as versões à venda aqui são todas iguais: tração 4×4 e motor 2.0 quatro cilindros turbo com injeção direta. São 240 cv e impressionantes 34,7 kgfm a 1.750 rpm. Acoplado a ele, um câmbio automático sequencial de seis marchas com borboletas no volante. O desempenho é excelente, com zero a 100 km/h em 7,6 segundos, máxima de 217 km/h e consumo contido. Nas retomadas, sente-se um pouco o peso do carro, mas a culpa é mais do câmbio que do motor. Basta usar as trocas manuais na redução para a ultrapassagem que essa sensação desaparece.

O Evoque está mais para esportivo do que para utilitário. O volante é direto e reage rapidamente e, com centro de gravidade baixo, o carro quase não usa os controles eletrônicos de dinânica. As curvas, mesmo em altas velocidades, não são um problema para as suspensões independentes – a carroceria não aderna e a aderência é total.

O RIVAL

BMW X1 sDRIVE 18I – R$ 122.658 (Fipe)

MOTOR 2.0 • 150 cv • 20,4 kgfm 0 – 100 KM/H 10,4 segundos VEL. MÁXIMA 200 km/h CONSUMO MÉDIO 12 km/l

O BMW é vendido ou com motor quatro cilindros e tração apenas dianteira (dados acima), por uma valor inferior, ou na versão xDrive seis cilindros, que custa quase R$ 200 mil e tem motor seis cilindros combinado a uma tração integral. O Audi Q3, que chega em breve, também brigará com o Evoque

Na hora do off-road, novamente o Evoque prova ser eficiente como qualquer Land Rover. Com o auxílio do sistema Terrain Response, que acerta os parâmetros do carro para o tipo de piso, e do auxílio em descidas, é difícil achar um obstáculo que não possa ser vencido. Para manter o visual do conceito LRX sem perder robustez, a marca investiu pesado. Para manter o desenho e a delicadeza das colunas sem comprometer a rigidez, por exemplo, os técnicos ingleses utilizaram aço reforçado. O ponto H foi rebaixado, para garantir uma boa distância do solo sem comprometer o espaço para a cabeça, e os vidros dianteiros receberam uma laminação especial, que os deixam menos frágeis e minimizam os ruídos.

Quase sem concorrentes, além do BMW X1, o Evoque de entrada é uma opção para quem quer um carro belo, com boa altura do solo e potencial off-road, mas não abre mão do desempenho. E, com os planos da marca de montar uma fábrica no Brasil, anunciados pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, pode ficar mais atraente.

O acabamento é o de um sedã de luxo, na faixa de R$ 250 mil, o que mantém a conexão com o sofisticado Range Rover. Entre os itens faltam só a câmera de ré e o park assist

O ponto H baixo garantiu mais espaço para a cabeça e, apesar do design, o interior é amplo. Já o quinto passageiro é sacrificado pelo grande túnel central

Land Rover Range Rover Evoque

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, turbo, injeção direta TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,36 m – larg.: 1,96 m – alt.: 1,63 m ENTRE-EIXOS 2,660 m PORTA-MALAS 420 litros PNEUS 235/60 R18 PESO 1.635 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 240 cv a 5.500 rpm TORQUE 34,7 kgfm a 1.750 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 217 km/h 0 – 100 KM/H 7,6 segundos CONSUMO cidade: 9,3 km/l – estrada: 15,1 km/l CONSUMO REAL cidade: 7,2 km/l – estrada: 10,7 km/l

CADA UMA COM SEU ESTILO

As três versões do Evoque representam três tipos de consumidor. A configuração Pure, avaliada, é fiel ao conceito LRX, apresentado há alguns anos. Abaixo, as duas versões mais caras: a Prestige (à direita) e a Dynamic, que custam a partir de R$ 182.900 e, com o sofisticado conjunto de opcionais Pack Tech, saem por R$ 231 mil. Além das mudanças internas, o visual também muda. Cada versão acaba, assim, sendo menos vista nas ruas, proporcionando mais exclusividade