01/12/2011 - 0:00
Se você busca um carro para encarar uma estrada de terra nos fins de semana com segurança e valentia, mas não abre mão de conforto para ir ao trabalho durante a semana, o Pajero TR4 não pode ficar de fora da sua lista de possíveis aquisições.
Sucesso de vendas desde quando ainda se chamava IO e era importado do Japão, o “Pajerinho”, como era conhecido, oferece quatro tipos de tração para encarar qualquer terreno: 4×2 traseira, para uso normal; 4×4 contínuo, para pisos molhados; 4×4 com bloqueio do diferencial, para atoleiros; e 4×4 reduzida, que aumenta o torque. Por conta disso, seu comportamento não pode ser comparado ao de um carro convencional. Seu consumo, por exemplo, é alto, mas nada que não seja esperado: “quando comparado a outros jipes que já dirigi, não acho o TR4 tão gastão. Seu consumo é bem razoável dentro do seu conceito”, garante Paulo de Andrade, dono de um TR4 mecânico. E elogia: “O motor é bem elástico, vai bem em alta e em baixa rotação. Tem um bom torque, transmitindo a sensação de força e robustez”.
O espaço para quem viaja no banco traseiro é apenas razoável. O interior tem acabamento com muito plástico
Para uso só no asfalto, o TR4 não é uma opção tão boa, pois carrega um peso muito alto – o que compromete o desempenho. Além disso, há o problema das marchas muito curtas. “Na estrada, acima de 120 km/h, o motor gira alto e fica barulhento”, afirma Pedro Rosa, que acaba de comprar um TR4 usado.
Já para aqueles que querem usar o carro na terra, e não sabem como, a Mitsubishi ainda oferece uma competição de ralis com carros da marca. A inscrição pode ser feita através do site www.mitsubishi.com.br e o competidor deve fazer uma doação de uma cesta básica para participar de cada etapa.
Sobre os defeitos do carro, Paulo afirma que “o interior poderia ser de um plástico de melhor qualidade, e o porta-malas deveria abrir da esquerda para a direita, que é o lado da calçada” (culpa do projeto japonês, já que, lá, o volante fica do lado direito e as ruas têm as mãos invertidas. Já o espaço interno é o que mais incomoda Renato Soares, dono de um desde quando era zero-quilômetro: “Viajar com mais de duas pessoas é complicado, pois o espaço traseiro é pequeno e desconfortável. Como eu sou alto, não dá para ninguém ir atrás de mim”. Mas ele elogia a mecânica do carro nipo-brasileiro: “Nunca tive nenhum problema com ele, trata-se de um utilitário esportivo bem resistente e robusto”.
O carro é bastante confiável mesmo, segundo os mecânicos consultados. Dizem que é raro aparecer um Pajero TR4 na oficina. “O único reparo que fiz num carro desses foi a troca das pastilhas de freio, mas isso é apenas uma manutenção normal”, afirmou Augusto Esteves, da oficina Star. “E como ele é fabricado no Brasil, as peças não costumam ser muito caras”, concluiu.
GOSTO…
“O motor é elástico, vai bem em alta e em baixa rotação.
Tem um bom torque, transmitindo força e robustez”
Paulo de Andrade, proprietário
NÃO GOSTO…
“Viajar com mais de duas pessoas é complicado, pois o espaço traseiro é pequeno e desconfortável.
Renarto Soares, proprietário
MERCADO
Sua desvalorização de 12,42% ao ano é alta, mas similar à de seus principais concorrentes, Suzuki Grand Vitara (9,08%) e Hyundai Tucson (14,59%)
Pelo mesmo preço
Strada Adv. Cab. Dupla 0km R$ 48.478
A Strada tem um espaço interno ainda menor do que o do TR4, não conta com a tração 4×4 e não tem quatro portas. No entanto, ela tem consumo mais baixo, é zero-quilômetro e tem uma revenda bem mais fácil que a do Mitsubishi.
Vectra Expression 0 km R$ 51.071
O Vectra já parou de ser fabricado, mas ainda há unidades disponíveis nas concessionárias. É hora de pechinchar e tentar um bom preço. Ele tem um design ultrapassado, mas é mais confortável, tem porta-malas maior e mais espaço interno.
C4 Pallas Exclusive Aut. 2010 R$ 51.182
O Citroën é um ano mais novo e oferece mais itens de série, como ar digital bizone e retrovisor eletrocrômico. Além disso, seu porta-malas tem mais espaço, com 580 litros. Como pontos fracos, consumo alto e forte desvalorização no mercado de usados.
Pajero TR4 GLS 2009
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, ex TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração traseira ou 4×4, reduzida, bloqueio do diferencial DIMENSÕES comp.: 4,06 m – larg.: 1,68 m – alt.: 1,71m ENTRE-EIXOS 2,450 m PORTA-MALAS 500 litros (até o teto) – 1.455 litros (com bancos traseiros rebatidos e até o teto n PNEUS 225/65 R17 PESO 1.470 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 131 cv a 5.500 rpm TORQUE 18 kgfm a 4.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h (estimada) 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível ● ETANOL POTÊNCIA 133 cv a 5.500 rpm TORQUE 19 kgfm a 4.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 185 km/h (estimada) 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível