EMISSÃO DE CO2 182 g/km – MÉDIA ALTA

VOLKSWAGEN TIGUAN

A PARTIR DE / (COM NOVO IPI)

R$110.000

É difícil classificar o Tiguan. Poderíamos chamá-lo de SUV médio. Ou dizer que é um crossover bem esperto. Ou, simplesmente, a versão utilitária do Golf VI, por conta da plataforma comum. O fato é que o carro é muito bom como conjunto. Não é o mais bonito, nem o mais veloz ou econômico, tão pouco mostra a mecânica mais elaborada ou o melhor espaço interno ou o melhor re­ no de acabamento. Mas, no equilíbrio de suas qualidades e de seus defeitos ele se destaca.

Acelera como gente grande, freia e muda de direção com muita segurança e sem desequilíbrios que possam assustar o motorista comum e, ao contrário da grande maioria dos SUVs ou crossovers do mercado, dá um grande prazer em sua condução, graças principalmente à agilidade proporcionada pelo 2.0 turbo de injeção direta (200 cv) e pela boa estabilidade, garantida pela suspensão independente e pela tração integral. Uma fera.

O Tiguan tem de sobra o que os americanos chamam de fun to drive (“divertido para dirigir”, ou seja, de tocada prazerosa). Raro em um carro desse segmento que tem, em sua maioria, peruonas desengonçadas ou beberrões inveterados, que fazem os motoristas passar por poucas e boas quando se veem em uma situação de emergência. Nesse momento, a fragilidade dinâmica desses modelos fica mais evidente.

Para mim, o único fato a lamentar no Tiguan está na transmissão. A versão vendida por aqui tem um bom câmbio automático convencional com conversor de torque de seis marchas em vez do excelente DSG também de seis marchas existente na Europa (câmbio automatizado com dupla embreagem). Essa caixa reforçaria ainda mais a esportividade do Tiguan. Mas, en­ m, o câmbio que equipa o modelo dá bem conta do recado.

O espaço interno, o outro ponto passivo de críticas, para mim é perfeito. Considerando minhas necessidades de espaço, o banco dianteiro acomoda bem um motorista com mais de 1,80 m (meu caso) e o espaço no banco traseiro é o su­ ciente para um adulto. O porta-malas para 470 litros também é su­ ciente. Realmente os SUVs ou crossovers não são os carros dos meus sonhos, mas se precisasse de um, certamente seria o Tiguan. Mesmo custando salgados R$ 110 mil.

VW Tiguan 2.0 TSI

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V comando variável, injeção direta, turbo TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, modo esportivo, borboletas no volante, tração integral, bloqueio eletrônico do diferencial DIMENSÕES comp.: 4,43 m – larg.:1,81 m – alt.: 1,67 m ENTRE-EIXOS 2,605 m PORTA-MALAS 470 a 1.510 litros PNEUS 235/55 R17 (opcional aro 18″) PESO 1.585 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 200 cv entre 5.100 rpm e 6.000 rpm TORQUE 28,5 kgfm entre 1.800 rpm e 5.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 207 km/h 0 – 100 km/h 8,5 segundos CONSUMO cidade: 9,2 km/l – estrada: 12,9 km/l CONSUMO REAL cidade: 7,1 km/l – estrada: 9,2 km/l

Na traseira, todo o conforto. Mas apenas para dois ocupantes

 

O interior sofisticado e racional do Tiguan e o posicionamento verticalizado do volante, juntamente com a boa dinâmica do modelo, fazem com que o motorista praticamente esqueça de que está a bordo de um SUV

CONTRAPONTO

● Com todo o respeito à opinião do meu colega (e superior hierárquico), chamar o Tiguan de “uma fera” é exagero. Ele é mesmo muito eficiente, principalmente em se tratando de um utilitário: faz curvas com maestria, acelera com vigor, mas, definitivamente, tenho uma boa listinha de carros que mereceriam, mais do que ele, o título de “fera”. O problema é que eles custam bem mais caro do que o Tiguan. E, nesse quesito, novamente vou discordar do chefe: não acho salgado o preço de R$ 110 mil cobrado por esse Volkswagen. No segmento, paga-se isso (ou quase isso) por carros bem menos equilibrados e equipados. Vamos combinar: assim como seu desempenho, o valor cobrado por ele é justo. E só. Ponto-final. Sem superlativos. Se eu compraria? Pelo custo-benefício e pela dinâmica, talvez. O problema é que ele não acomoda bem toda a minha família (cadeirinha, brinquedos e malas inclusos). E, se não é para ter espaço extra, já que não faço trilha… vou de Jetta Highline. Mesmo motor, câmbio melhor…

ANA FLÁVIA FURLAN | EDITORA

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OS CONCORRENTES

Captiva V6

“O motor pode até ser mais potente e o porta-malas maior, mas o comportamento dinâmico do Tiguan ainda é bem superior”

Flavio R. Silveira

Sportage

“O visual é mais moderno e, para mim, mais bonito. Além disso, o espaço é maior. Mas o prazer a bordo do Tiguan é impagável”

Bruna Marconi

Novo CR-V

“O carro cou mais moderno e alguns problemas foram solucionados. Se o motor 2.4 for confirmado, será um rival à altura”

Rafael Poci Déa