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BMW 328I SPORT

ESTIMADO / A PARTIR DE R$198.000

*Europa

É grande a minha ansiedade a caminho de Barcelona para o lançamento do novo BMW Série 3. Depois de anos avaliando carros, não é comum me sentir assim, mas não se trata de um lançamento qualquer: uma nova geração desse sedã só nasce a cada sete ou oito anos e, em tempos de pasteurização dos automóveis e sacrifícios em nome da eficiência, as chances de frustração não são assim tão desprezíveis.

Pousamos em Barcelona e tenho que dividir um 320d Luxury com dois colegas. Com motor a diesel, essa versão não pode ser vendida no Brasil. Os primeiros quilômetros servem para ver o acabamento sofisticado do pacote Luxury (que chega em maio ao País, só no 328i, por R$ 223 mil) e para perceber que o espaço traseiro, apesar do generoso entre-eixos, não é um destaque. Preciso pedir para o passageiro à minha frente levantar um pouco seu banco, que está na posição mais baixa, pois meus pés não cabem debaixo dele.

Chega a hora de eu assumir o volante. Aproveito para testar a parafernália eletrônica do carro. Há, entre outros, sistemas de aviso de colisão iminente, alertas de mudança involuntária de faixa e de carro no ponto cego, câmeras nos para-choques e sistema de baliza automática. Fico feliz com o novo iDrive: antes difícil de utilizar, o controle rotatório no console ganhou mais botões auxiliares e ficou mais amigável. Além disso, agora há uma grande tela com GPS e ainda maior conectividade.

O sistema iDrive está bem mais amigável e o câmbio automático é tão rápido quanto um dupla embreagem

Fizemos uma parada para o café e era hora de trocamos de carro. Agora sim, um 328i Sport, que chega ao Brasil também em maio por R$ 198 mil – o mesmo preço do 325i atual (a versão de entrada, 320i, terá 184 cv e chega no segundo semestre, menos equipada). A cor vermelha destaca seus vincos laterais e suas linhas que, felizmente, não se inspiraram no Série 5 GT como aconteceu com as do Série 1. Nos primeiros quilômetros ao volante, noto que a distribuição de peso – 50% sobre cada eixo – garante um equilíbrio invejável. Mais montanhas e curvas… nunca guiei um quatro cilindros como este.

Não se trata de uma receita revolucionária. Audi A4 e Mercedes Classe C já oferecem motores quatro cilindros com desempenho de seis – graças, basicamente, à combinação injeção direta e turbo. Mas o novo Série 3 foi além. O novo e excelente câmbio automático de oito marchas é tão rápido que nada fica devendo às caixas de dupla embreagem. Seu motor agora combina os tradicionais Duplo Vanos e Valvetronic a duas turbinas “gêmeas” (TwinScroll). Cada uma delas recebe os gases de uma dupla de cilindros. Na prática, essas tecnologias eliminam o turbo lag e garantem números surpreendentes: o 2.0 gera 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm e quase 36 kgfm de torque de 1.250 rpm a 4.800 rpm; o sedã acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos. Faz o seis cilindros 335i parecer dispensável, bem mais caro e que não anda muito mais.

 

O carro tem novidades na lista de itens como a tela com GPS. Para o motorista, a posição continua sendo impecável, já para os passageiros, falta espaço para as pernas. O motor 2.0 gera incríveis 245 cv de potência

A equipe da BMW repetia: “sheer driving pleasure” (o puro prazer de dirigir). Objetivo atingido. A comprovação veio no dia seguinte, no Autódromo da Catalunha, onde é realizado o GP de F-1. Foram sete voltas inesquecíveis. O seletor de tipo de condução acerta as respostas do acelerador, do volante e o nível de atuação do ESP. Pode ir do insosso ECO PRO, para economia, ao delicioso Sport Plus, que permite a traseira escorregar em tímidas tentativas de drifting…

A BMW está de volta ao topo do segmento. Tem hoje o melhor carro da categoria. Não é barato, mas é brilhante! Pelo menos até chegar uma nova geração do Mercedes Classe C, este é o melhor sedã médio que seu dinheiro pode comprar.

BMW 328i Sport

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, duplo comando variável (duplo Vanos),válvulas de admissão continuamente variáveis (Valvetronic), injeção direta, biturbo(TwinScroll) TRANSMISSÃO Transmissão: automática sequencial, oito marchas, modos esportivo e econômico, borboletas no volante, tração traseira DIMENSÕES comp.: 4,62 m – larg.: 1,81 m – alt.: 1,43 m ENTRE-EIXOS 2,810 m PORTA MALAS 480 litros PNEUS 225/50 R17 PESO 1.505 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 245 cv de 5.000 a 6.500 rpm TORQUE 35,7 kgfm de 1.250 a 4.800 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada) 0 – 100 km/h 6,1 segundos CONSUMO cidade: 12,2 km/l – estrada: 19,2 km/l (Europa) CONSUMO REAL não disponível