01/01/2012 - 0:00
EMISSÃO DE CO2 n/d g/km
SEM DADOS
FERRARI 458 SPIDER
SUGERIDO / NA EUROPA R$665.000
Alguns carros são tão incríveis que é impossível falar sobre eles sem superlativos. Esse é o caso da Ferrari 458 Italia Spider, que repete exatamente a mesma excelência do cupê. Seria de se esperar que essa versão perdesse na dinâmica. Mas não é o que se sente ao volante. Na pista, a diferença pode até aparecer, mas, na estrada, onde realmente interessa, os dois modelos são absolutamente parelhos.
A capota de metal tem funcionamento simples: dividida em duas partes, pode ser aberta ou fechada em apenas 14 segundos
No asfalto imperfeito, a Spider repassa ao habitáculo as mínimas vibrações, enquanto o V8 ruge com uma fúria surpreendente. Em altos regimes, é um pouco menos dilacerante que o som emitido pelo cupê, mas ainda assim soa como música. Para aproveitar os dias de sol, basta abrir o teto metálico. Com a peça recolhida, um bônus: o centro de gravidade baixa 3 mm. Na prática, não faz diferença, mas é uma boa “desculpa técnica” para viajar com os cabelos ao vento. A cada curva fica mais difícil encontrar um ponto que mereça crítica. Imbuído do meu espírito jornalístico, continuo a procurar detalhes para um necessário contraponto, mas não encontro. Até quem, como eu, já está calejado de tanto dirigir superesportivos (por força da profissão, que fique bem claro), tem um momento que se deixa seduzir pelo Cavallino. E o meu momento havia chegado.
Motor e câmbio parecem nascidos um para o outro. É o casamento perfeito. O V8 sobe de giros com decisão e, dos 5.500 rpm em diante, fica feroz como em um carro de corrida. As luzes do conta-giros se acendem rapidamente e as trocas são tão eficientes que, antes mesmo de soltar a borboleta do câmbio, você já sente o motor se enchendo novamente. É impressionante. O esterço tem precisão de um bisturi, as saídas de frente são raríssimas (e, quando chegam, não assustam) e a traseira se mantém sempre equilibrada, graças ao trabalho da mecânica e da eletrônica. A Spider anda forte como poucos, mas em instantes se transforma em um verdadeiro gran turismo. Basta girar o manettino para a posição mais suave, manter a aceleração a um fio e deixar o câmbio no automático. Você terá uma outra máquina nas mãos, um carro quase confortável. O motor não vai urrar ferozmente, mas a descarga do escape garantirá o som mágico que tanto faz a alegria dos fãs dos oito cilindros.
MOTOR oito cilindros em V, 4,5 litros, 32 V, comando variável, aspirado TRANSMISSÃO manual automatizada, sete marchas, tração traseira, diferencial autoblocante DIMENSÕES comp.: 4,53 m – larg.:1,94 m – alt.: 1,21 m ENTRE-EIXOS 2,650 m PORTA-MALAS 230 litros PNEUS não disponível PESO 1.430 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 570 cv a 9.000 rpm TORQUE 55,1 kgfm a 6.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 320 km/h 0 – 100 km/h 3,5 segundos (estimada) CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível