23/09/2020 - 6:59
Em abril deste ano, avaliamos o Audi e-tron SUV pelas ruas, avenidas e estradas de São Paulo. Um breve contato, porém, suficiente para conhecer do que é capaz o primeiro modelo 100% elétrico da marca de Ingolstadt.
Agora, eis a hora de assumir o volante do Audi e-tron Sportback, que chegou ao Brasil com preço de R$ 511.990 na versão Performance e de R$ 551.990 na avaliada Performance Black (valores na modalidade venda direta).
Não há como ficar indiferente ao eco-friendly alemão, pois a beleza das linhas saltam aos olhos. Comparado ao e-tron SUV (R$ 491.990 na venda direta), as dimensões mudam minimamente. E a grande diferença está na altura da carroceria: são 1,616 m contra 1,629 m do SUV. O porta-malas do e-tron Sportback oferece 555 litros (660 no SUV), só para comparar.
O Audi e-tron Sportback ainda oferece 40 litros extras sob o assoalho do porta-malas e outros 60 litros extras debaixo do capô – local onde fica acomodado o cabo para carregamento (de série).
Ao abrir a porta, o interior remete ao de outros carros da Audi, como o do sedã A6, o do SUV-Cupê Q8 e do e-tron SUV. Com acabamentos primorosos, o habitáculo traz quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3″, multimídia de 10,1″ com conectividade Android Auto/Apple CarPlay e uma terceira tela de 8,6″, que, entre as funções, permite ajustar a temperatura do ar-condicionado.
Quem viaja atrás encontra ótimo espaço para as pernas/joelhos por conta dos quase três metros de entre-eixos, enquanto os passageiros com alta estatura não rasparem a cabeça no teto devido ao caimento da coluna C.
Aerodinâmica é uma das premissas
O design trouxe a grade frontal “Singleframe” dotada de aletas ativas, que abrem/fecham automaticamente para beneficiar o fluxo do ar e também resfriar os componentes eletrônicos. Já as entradas localizadas nas extremidades dos para-choques direcionam melhor o vento.
O coeficiente de arrasto de 0,25 foi obtido com os retrovisores externos virtuais, que são cobrados à parte e levam um tempinho para se acostumar. Logo adiante, conto como é dirigir sem os espelhos “convencionais”.
Tanto o e-tron SUV quanto o e-tron Sportback compartilham o mesmo conjunto eletrificado, as suspensões e os freios. São dois motores (um em cada eixo), com 181,04 cv de potência e 31,04 kgfm de torque enviados pela unidade frontal e 221,27 cv e 36,19 kgfm produzidos pelo propulsor traseiro.
Ao todo, estão disponíveis potência e torque combinados de 360 cv e 57,2 kgfm, que aumentam para 408 cv e 67,7 kgfm ao acionar a função Boost.
Eletricidade ao lado do desempenho
Os motores são alimentados por um conjunto de baterias de íons de lítio composto por 36 módulos e 95 kWh instalado no assoalho. O peso do conjunto é de 700 kg e o abastecimento pode ser realizado ao abrir a portinhola localizada no para-lamas.
Lá estão dois plugues: um para carga lenta e o outro para o carregamento rápido. Segundo o fabricante, o tempo para carregar de 0 a 100% em tomadas residenciais de 110 V varia de oito a nove horas. Já plugado em uma estação de 150 Kw, cerca de 80% da carga é obtido em 30 minutos.
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Com a bateria cheia, o alcance puramente elétrico, de acordo com o ciclo europeu WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), é de 446 km, ante 436 km do e-tron SUV.
O silêncio a bordo é absoluto! Ao tirar o pé do pedal do acelerador ou durante as frenagens a energia é regenerada de volta à bateria. Rápido no gatilho, nem parece ter pouco mais de 2.500 kg. A tração é predominante traseira e o sistema quattro elétrico é diferente de tudo já feito pela Audi.
Afinal, no lugar do cardã e dos diferenciais, a tração nas quatro rodas é produzida pelos motores elétricos. Somente quando necessário, a força é enviada para o eixo dianteiro. Estão disponíveis os modos de condução Auto, Comfort, Efficiency, Dynamic, OnRoad, Off-Road e Individual, que mudam determinados parâmetros do carro.
Bem definidos entre si, ao optar pelo Efficiency as reações ficam comedidas e a direção macia ao esterço. No Dynamic, que aciona o modo Boost automaticamente, as respostas assumem um caráter mais de prontidão e o volante mais firme ajudam na dirigibilidade. Com distribuição de peso na ordem de 50:50, o Audi e-tron Sportback é muito prazeroso no contorno de curvas.
Embora utilize grandes rodas de 21″, as suspensões filtram e absorvem de maneira exemplar as imperfeições do asfalto, além de variar a altura da carroceria em relação ao solo, dependendo do programa selecionado.
Os espelhos retrovisores do futuro
Como citei anteriormente, os espelhos retrovisores externos virtuais são uma tecnologia bacana e oferecida por R$ 13.000 extras. No entanto, levam um período de adaptação nos primeiros quilômetros.
As imagens são transmitidas para as telas táteis de 7” localizadas nas laterais de portas. Logo de início fica uma sensação de não saber “onde colocar o carro”, principalmente, em vagas de estacionamento ou locais mais apertados.
Em meio ao trânsito, os olhos buscam a posição “normal” dos retrovisores e nos obrigam a desviar a atenção para realizar uma mudança de faixa, por exemplo. Claro, com mais tempo de convivência dá para aproveitar melhor essa tecnologia. Tudo é uma questão de se acostumar.
Com uma dirigibilidade bem semelhante ao do e-tron SUV, a variante Sportback traz o plus do visual associado ao prazer de condução puramente elétrico.
Confira os valores dos opcionais:
- Pintura metálica: R$ 2.400
- Faróis Full-LED Matrix: R$ 13.000
- Pacote Tecnológico: R$ 26.000 (Head-Up Display, Pre-Sense Dianteiro e assistente de visão noturna).
- Retrovisores virtuais: R$ 13.000
- Audi Side Assist: R$ 8.000 (Audi Side Assist/alerta de saída dos ocupantes do veículo, assistente de tráfego reverso e Audi Pre Sende traseiro).
Ficha Técnica
AUDI E-TRON SPORTBACK PERFORMANCE BLACK
Preço básico: R$ 511.990
Carro avaliado: R$ 551.990
Audi e-tron Sportback Performance Black
Motores: Elétrico, dianteiro e traseiro
Combustível: a bateria
Potência: 360 cv (408 cv com modo Overboost acionado)
Torque: 57,2 kgfm (67,7 kgfm com modo Overboost acionado)
Câmbio: automático, uma marcha
Direção: elétrica
Suspensão: Braços sobrepostos (d) e multibraços (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: Integral
Dimensões: 4,901 m (c), 1,935 m (l), 1,616 m (a)
Entre-eixos: 2,928 m
Pneus: 265/45 R21
Porta-malas: 555 litros + 60 litros do compartimento dianteiro + 40 litros sob o assoalho do porta-malas
Bateria: Ions de lítio, 95 KWh
Peso: 2.655 kg
0-100 km/h: 6s6 e 5s7 (função Boost acionada)
Velocidade máxima: 200 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 40,4 km/kWh (modo de condução Efficiency)**
Consumo estrada: 33 km/kWh (modo de condução Efficiency)**
Autonomia: 446 km (ciclo WLTP)
Recarga: 13 horas (7,2 kWh) e cerca de 80% da carga em 30 minutos em estações de 150 kWh
Nota do Inmetro: A***
Classificação na categoria: A***
***Medição Motor Show