O VW Up foi lançado em 2014 e, em 2015, debutou a mecânica TSI. Em 2018, ganhou seu primeiro e único facelift. Atualmente, é vendido nas versões MPI, como motor 1.0 aspirado (R$ 51.590), Connect 170 TSI (R$ 57.090) e Xtreme 170 TSI (R$ 59.190, leia avaliação). Mas unidades 2016 e 2017 do VW Up usado são encontradas por R$ 40 mil ou menos no mercado. Seja o Up “normal”, seja o CrossUp das fotos, o modelo sempre arranca sorrisos dos proprietários.

“Ele é muito econômico, dirigindo suavemente, e sabe ser esperto quando necessário”, diz João Vitor de Moraes, proprietário de um Move Up. O desempenho do motor turbinado (EA211) casado ao bom câmbio manual de cinco velocidades faz muitos pensarem que é um esportivo – então é preciso tomar algum cuidado para não levar unidades quer tenham sido “mexidas”, rebaixadas, etc.

Mas a premissa básica do Up está mesmo no baixo consumo. “É uma mecânica fantástica, pioneira em eletrônica e estrutura, com componentes de alumínio para ajudar na dissipação de calor”, explica Edson Roberto Ávila, proprietário da Mingau Automobilística. “Após uma pequena viagem, decidi que meu próximo carro seria turbinado. E o Up se encaixava nesse requisito”, diz Moraes. “Comprei o CrossUp, pois queria um carro pequeno e econômico. E o escolhi por causa dos equipamentos”, comenta Rafael Iacomo Bomtempo, dono de um Cross Up.

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Com acesso descomplicado aos componentes, o VW Up usado não tem problemas crônicos. “Mas demanda do mecânico conhecimento e ferramentas adequadas”, explica Mingau. Ele alerta que é importante prestar atenção à qualidade do combustível, que pode gerar defeitos indesejados. Um deles aparece no sistema de alimentação. “Peças em contato direto com combustível sofrem precocemente”, alerta.

“Tive um problema em um dos bicos injetores, mas ele foi de simples resolução, e sem sustos na hora do pagamento”, explica Bomtempo. Já com relação ao turbocompressor, caixa de direção, suspensões e transmissão manual de cinco marchas, os futuros donos de um VW Up usado podem ficar despreocupados, segundo a avaliação de Mingau.

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Apesar dos elogios, encontramos também críticas, principalmente relacionadas ao acabamento e aos equipamentos: “Falta uma central multimídia”, diz Rafael (poucos Up vinham com o Maps & More das fotos, que se encaixava sobre o painel – e travava constantemente).

Mas, pelo perfil do consumidor, não são impeditivos de compra: “Falta central multimídia, regulagem de profundidade da direção e vidros elétricos traseiros, mas isso não me impediria de comprar outro Up”, explica Moraes. Ah, e vale lembrar que, nos testes de colisão, à época ele recebeu cinco estrelas na proteção de adultos e quatro para crianças: ou seja, além de divertido e econômico, é também muito seguro.

PELO MESMO PREÇO

Fiat 500 Sport Air 1.4 16V AT 2015 R$ 42.836
O simpático e compacto Fiat tem um motor 1.4 de 105 cv quando abastecido com gasolina e o conforto é garantido pelo câmbio automático de seis marchas (da Aisin). Seu comprimento é de 3,546 m, e o porta-malas acomoda só 185 litros.

Chevrolet Onix Activ MT 2016 R$ 39.071

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Seu estilo aventureiro faz a alegria de uma boa parcela dos consumidores, e o motor 1.4 8V, com potência de até 106 cv (etanol), agrada mais na cidade. Sua manutenção é simples e a carroceria é maior que a do Up, com 3,930 m e bons 280 litros de porta-malas.

Ford EcoSport FreeStyle 1.6 2013 R$ 40.868
Se a sua preferência é pelos SUVs, pelo mesmo preço o Ford EcoSport precisa ser três anos mais velho, mas oferece mais espaço interno e 362 litros de porta-malas. O motor 1.6 16V aspirado associado ao câmbio manual de seis marchas entrega 115 cv de potência.

O QUE DIZEM OS PROPRIETÁRIOS

“O carro é econômico e garante retomadas sempre bastante espertas”
Rafael Iacomo Bomtempo

“Ele não tem ajuste de profundidade do volante nem vidros elétricos traseiros”
João Vitor de Moraes (foto)

Mercado

Um CrossUp modelo 2017 desvalorizou 6,5% no último ano. Se considerarmoso período de dois anos, desde setembro de 2018, este modelo usado perdeu 11% do seu valor. É uma desvalorização reduzida.


FICHA TÉCNICA

Volkswagen CrossUp TSI
VW UP 2017 (CROSS)
R$ 40.376

Motor: três cilindros em linha 1.0,12V, comando variável, injeção direta, turbo
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 101 cv (g) e 105 cv (e) a 5.000 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm (g/e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilados (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,689 m (c), 1,645 m (l), 1,504 m (a)
Entre-eixos: 2,421 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.003 kg
0-100 km/h: 9s5 (g) e 9s3 (e)
Vel. máxima: 181 km/h (g) e 183 km/h (e)
Consumo cidade: 13,7 km/l (g) e 9,5 km/l (e)
Consumo estrada: 14,7 km/l (g) e 10,4 km/l (e)
Emissão de CO2 116 g/km
Com etanol = 0 g/km
Consumo nota B
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Subcompacto)