Se o setor automotivo ainda luta bravamente para tentar recuperar números em um ano com produção industrial drasticamente afetado pela pandemia, a boa notícia é que o Mercado de seminovos e usados está aquecido: é hora de vender. E a conclusão se baseia em relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Levantamento feito pela entidade com os números abrangendo o mercado de seminovos e usados mostra que as vendas estão em alta, superando até números do mesmo período no ano passado. No segmento dos automóveis e comerciais leves, por exemplo, o crescimento em relação a agosto de 2020 foi superior a 11%. No comparativo com setembro de 2019, esse dado é 8,41%.
Gol, Uno e Palio: os campeões no mercado de seminovos e usados
Foto: Divulgação
Roberto Assunção
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VW Gol 1.6 AT
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VW Gol 1.6 AT
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Volkswagen Gol: com uma queda acumulada de 24,3% de janeiro a abril, caiu do primeiro para o quinto lugar na Argentina.
Roberto Assunção
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O Volkswagen Polo já é um caso de sucesso, com venda de 6.000 carros/mês. Não tinha porque chamá-lo de Gol (Foto: Roberto Assunção)
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Roberto Assunção
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Flavio R. Silveira
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Flavio R. Silveira
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Rafael Poci Déa
Rafael Poci Déa
Rafael Poci Déa
Cláudio Larangeira
Fiat Uno Way (Cláudio Larangeira)
Fiat Uno (Divulgação)
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
Claudio Larangeira
FIAT UNO VIVACE – R$ 32.310: A versão de quatro portas do Fiat oferece maior espaço interno e leva mais bagagens
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Fiat Uno
Fiat Palio
Fiat Palio 1.6 16v 1996 (Foto: Divulgação)
Fiat Palio 1.8R (Foto: Divulgação)
Fiat Palio na China (Foto: Reprodução/Ran When Parked)
Fiat Palio 1996 (Foto: Divulgação)
Fiat Palio Sporting Interlagos (Foto: Divulgação)
Palio: o ex-campeão caiu para 22º lugar no ranking e deixou de ser interessante para a Fiat nesse momento. (Foto: FCA)
Nuevo Palio: na Argentina, o modelo da Fiat é o carro de passeio mais vendido, com 21.886 emplacamentos de janeiro a setembro. No Brasil, o Palio é o quarto colocado, mas já foi campeão de vendas. Foto: FCA Press Argentina
Fiat Palio (Divulgação)
Fiat Palio
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Fiat Palio Fire: “barato em dólar” em 2015 (US$ 7.326), “caro em dólar” em 2013” (US$ 10.636) e impostos de 48,2% no preço final. (Foto: Divulgação)
Para Luca Cafici, CEO da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos, a explicação se baseia em três pontos: procura por uma alternativa ao transporte público como forma de prevenção à pandemia; recuperação da economia e queda na taxa de juro; e um impulsionamento no mercado de seminovos e usados causado pela paralisação na produção de novos automóveis no primeiro semestre.
“Nesse período houve uma queda forte na oferta no mercado nacional, jogando os preços para cima. Isso ocorre porque as locadoras venderam seus estoques logo nas primeiras semanas da pandemia e, agora, só operam no varejo porque não conseguiram ter acesso a novos veículos”, afirma Cafici.
Mas Cafici alerta: o bom momento para vender no mercado de seminovos e usados não vai durar para sempre. “Quando as locadoras começarem a renovar suas frotas novamente e vender o estoque no atacado, a oferta vai aumentar significativamente, e os preços novamente irão cair.”