Ele chama a atenção pelo visual divertido e colorido. Alguns podem gostar, outros nem tanto. A bem da verdade, o Fiat Uno College é extravagante, mas esta série especial busca jovens consumidores pela relação custo/benefício. Faça as contas. Ele custa R$ 33.470, enquanto um Uno Vivace 1.0 quatro portas, no qual se baseia, sai a partir de R$ 28.150. É uma diferença de R$ 5.320, mas o College vem equipadinho com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, faróis de neblina e rodas de 14 polegadas pintadas de branco, entre outros. Vendido nas cores branco banchisa e azul vitality, traz ainda retrovisores, maçanetas externas e anéis da grade dianteira pintados de vermelho, barras de teto da versão Way, faróis com máscara negra, lanternas fumês, badge na coluna C e um contraditório adesivo imitando zíper nas laterais.

A fórmula de ser chamativo por fora se repete no interior. A cabine estreou novos tecidos nos assentos e a parte de trás dos encostos dianteiros trazem porta-objetos e bolsos. Tudo depende do gosto de quem compra, mas saltam aos olhos os detalhes pintados de vermelho e azul, além da moldura do painel de instrumentos em cinza. Insisto: tudo depende do gosto de quem compra. Em contrapartida, a ergonomia é beneficiada pela alta posição de dirigir e pela coluna de direção com regulagem de altura (de série). Na hora de andar, nada de novidades ou surpresas – o “Uninho” mantém seus atributos.

Ao volante, o motor 1.0 mostra disposição nos giros baixos e os engates do câmbio manual de cinco marchas poderiam ser melhores. Mesmo assim, é um conjunto motriz bom de andar na cidade, mas que deve fôlego na estrada, principalmente na hora de fazer ultrapassagens. Só para lembrar aos moços e às garotas que estamos falando de um carro 1.0, tá bom? Ponto para as suspensões macias, apesar de deixarem a carroceria rolar um pouco além da conta nas curvas quando em velocidade alta. O Uno College agrada a gregos e troianos, seja pelo visual ou pelo desempenho condizente à proposta. Vai de cada um.