O primeiro carro totalmente elétrico começa a ser vendido no Brasil. Bem, não exatamente: o divertidíssimo BMW i3, que avaliamos em fevereiro, pode ser usado como elétrico sem gastar gasolina – com autonomia de 130 a 200 quilômetros. No entanto, as duas versões lançadas têm motor bicilíndrico auxiliar (de moto), que serve para recarrega as baterias e permite rodar mais cerca de 100 quilômetros. O i3 “básico” sai por R$ 225.950, e o completo, R$ 235.950. A recarga custa R$ 7 (São Paulo), e o ponto de carregamento rápido (3 a 5 horas) pode ser instalado em sua garagem por R$ 7.500. Em uma tomada comum, são oito horas de recarga em uma rede 220V ou 16 horas em 110V. A marca aproveitou e já lançou também o esportivo híbrido i8, que une um motor 3 cilindros a gasolina de 231 cv a um elétrico de 131 cv. Acelera de 0-100 km/h em 4,4 segundos e roda 35 quilômetros no modo elétrico. O preço, porém, é alto: R$ 799.950 (e é preciso fazer uma encomenda). (FRS)