01/07/2012 - 0:00
A categoria é um sucesso e o público, maior a cada etapa. A marca alemã disputa a categoria principal GT3 com dois modelos Z4, que utilizam os motores da temporada europeia
A BMW estreou no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Na categoria principal, GT3, a marca participa com dois modelos Z4 e, na GT4, com dois M3. “A equipe brasileira é uma das cinco equipes o ciais do mundo, ao lado da europeia, alemã, mundial e inglesa”, conta Antonio Hermann, dono da equipe AH Competições. A escolha dos bólidos seguiu os requisitos do fabricante para as pistas. Os carros vêm prontos da Europa e o pedido foi feito com um ano de antecedência. Eles cumprem todas as exigências e alterações previstas pela Federação Internacional de Automobilismo. “A equipe tem o apoio total da BMW Motorsport (divisão esportiva da marca) e da BMW do Brasil. Estamos no processo de conhecer o equipamento e temos a participação dos engenheiros alemães para extrair o máximo rendimento”, explica Hermann.
O Z4 da GT3 tem a carroceria construída de bra de carbono e o motor V8 de 4,8 litros com 585 cv com uma extensa lista de modi cações, por exemplo, no cabeçote, pistões, anéis, sistema de alimentação, escapamento e injeção eletrônica. É exatamente o mesmo utilizado na temporada europeia. As suspensões utilizam amortecedores KW e o câmbio Xtrac de seis marchas tem acionamento eletrônico. Para ajudar o piloto, controle de estabilidade e de tração e freios ABS de última geração. “Esse bólido é semelhante aos que disputam o campeonato DTM (turismo alemão)”, compara Hermann.
A conversa muda um pouco no M3, considerado porta de acesso ou Junior Team. Utiliza o mesmo bloco V8 do Z4, mas com potência de 420 cv (a mesma da versão de rua). Segundo Hermann, ele é um carro mais comportado. Suspensões, rodas e pneus são destinados às pistas e os freios são ligeiramente mais largos do que os do carro normal. Já o painel, curiosamente, foi mantido. “Estou gostando de dirigi-lo e ainda aprendendo um novo estilo de pilotagem. O M3 tem uma ótima aderência nas curvas por ser praticamente um carro de rua”, comenta o piloto Matheus Stumpf.
O time de pilotos traz, no Z4, Valdeno Brito, Constantino de Oliveira Junior, Cacá Bueno e Claudio Dahruj. No comando do M3 estão jovens talentos como Patrick Gonçalves, Leonardo Cordeiro, Victor Geinz e Matheus Stumpf. O piloto reserva da GT4 é Ricardo Landucci, de apenas 19 anos, com experiência adquirida na Fórmula Futuro e F-3 Sul-Americana Light. “São carros novos, vários concorrentes de peso na pista e temos um longo caminho pela frente. Pelos resultados já apresentados entramos na família BMW para car por muito tempo”, diz Hermann.
Acima, a participação da BMW na GT4 com duas unidades do modelo M3. O bólido tem motor V8 de 420 cv e serve como acesso à GT3, onde correm os Z4
CALENDÁRIO
22/07 – Rio de Janeiro
02/09 – Salvador
14/10 – Campo Grande
28/10 – Guaporé
18/11 – Cascavel
16/12 – São Paulo