SIENA HLX 1.8 2005 R$ 31.287

MANUTENÇÃO BARATA

DESVALORIZAÇÃO ALTA

SEGURO MÉDIO

Atenta ao mercado nacional, a Fiat a toda hora renova o design dos seus veículos para atender melhor às necessidades dos consumidores. Foi assim com o Prêmio, há muito tempo transformado no Siena. A evolução deu certo. Com linhas inovadoras, harmônicas, boa ergonomia e desempenho, o modelo desde o começo agradou bastante aos consumidores. “Eu adoro os vários porta-trecos e o amplo espaço de seu porta-malas”, explica um proprietário do carro, Edílson Carmim Freitas Junior.

Nos modelos sem airbags, o porta-luvas duplo aproveita o espaço liberado

Lançado em 2000, tinha como principal objetivo bater de frente com o Corsa Sedan e o Fiesta Sedan. Dentro deste segmento, o Siena 1.8 HLX pode ser considerado uma escolha um tanto quanto duvidosa, por conta do motor que utiliza. Seu propulsor é o mesmo do antigo sedã Monza, produzido pela americana GM. Para ser reaproveitado até hoje, precisou passar por uma série de adaptações ao longo do tempo. Ainda assim, o mecânico Adriano Ribeiro Guerra, da oficina S.G. Serviços Automotivos, afirma: “O motor é bom, as peças são baratas e fáceis de ser substituídas”. Outro que elogia a qualidade do carro é Maurício Pereira da Silva, da Oficina Cruz Azul: “É um carro que não dá problemas, apenas manutenção rotineira”.

Porém nem tudo é perfeito. A maior reclamação entre seus proprietários está relacionada a um item de conforto: “O ar-condicionado dele gela pouco”, protesta o proprietário Pedro Allan Acylino, que, no entanto, está satisfeito com a aquisição.

Se você está em dúvida, saiba que também existe outra opção, além do 1.8: o Siena com motorização Fire Flex 1.4 tem um projeto bem mais moderno, além de um desempenho bastante honesto e um consumo de combustível mais moderado.

Comandos do computador de bordo (opcional), o rádio e o ventilador

O painel, acima, tem acabamento simples, mas bemfeito. À esquerda, o painel de instrumentos de fundo preto, com leitura clara e display central digital

Focus 1.6 Flex 2005 R$ 32.490

Bom desempenho e economia de combustível, mas seu design, já cansado, vai mudar em breve

Fuja da versão 1.0 com seis marchas

Antes de comprar o Siena 1.8 HLX, é bom levar o carro a um mecânico de confiança para analisar o estado do motor e se ele está bem regulado, evitando assim stress e gastos desnecessários no futuro. Outra dica é fugir da compra dos veículos com motor 1.0 equipados com transmissão de seis marchas. Isso porque estes modelos têm um consumo que não é tão mais baixo assim e não têm um rendimento que melhore muito com a sexta marcha. Isso sem contar que sua aceitação no mercado, na hora da revenda, não é das melhores. Prefira os modelos 1.4 ou 1.8

Eu gosto…

“Eu adoro seus vários porta-trecos e o amplo espaço disponível no porta-malas”

Edílson Carmim Freitas Junior

proprietário

Eu não gosto…

“O espaço interno e a potência do carro são bons, no entanto, o ar-condicionado dele gela pouco”

Pedro Allan Acylino

proprietário

Mercado

Mesmo com tecnologia flex, teve a maior desvalorização do segmento, cerca de 4,5% no último ano