Seguindo o caminho de 2008, quando o Ford Edge foi lançado no Salão do Automóvel, esta sua nova versão 2011 também teve uma pré-venda no evento deste ano. Sabendo que os consumidores deste segmento são extremamente exigentes, a marca americana não economizou para agradá-los. Ele conta com um pacote de recursos tecnológicos de fazer inveja, como o CD player Sony com 12 alto-falantes e sistema multimídia Sync (com tela touch screen de oito polegadas, permite acesso a diversas con gurações de entretenimento, ar-condicionado, informações e telefone). Além de ter um interior amplo e confortável, ele oferece recursos como partida remota, destravamento das portas por sensores de proximidade, rebatimento automático (elétrico) do banco traseiro bipartido e abertura e fechamento automático do porta-malas (por um botão). No design, são novos o capô, a grade, os paralamas, os para-choque e as rodas aro 20. No interior, além de um acabamento atualizado, os bancos ganharam ajuste elétrico.

O acabamento do interior de linhas conservadoras evoluiu, com novos materiais, e o bom isolamento acústico garante que não se ouça quase nenhum ruído do motor

Na mecânica, a transmissão automática sequencial de seis velocidades agora possui opção de trocas sequenciais – para aqueles que gostam de dirigir de uma forma mais esportiva. Já o e ciente motor 3.5 V6 agora passou a contar com duplo comando variável de válvulas, o que permitiu um aumento no torque e na potência (20 cv a mais que na versão anterior), com redução do consumo e, consequentemente, da emissão de poluentes. De fato, ele trabalha na maior parte do tempo em baixas rotações, mas sem perder agilidade nas acelerações e retomadas: a 120km/h trabalha a apenas 2.000 rpm, o que o torna bastante silencioso. Se você não quiser ouvir nenhum ruído do motor, basta fechar os vidros – o isolamento acústico é realmente admirável.

Para maior segurança, o crossover possui controle de tração (AdvanceTrac) que evita derrapagens e dispositivo eletrônico anticapotagem (Roll Stability Control). A tração integral tem distribuição eletrônica conforme a necessidade, e o computador de bordo mostra quais rodas estão sendo tracionadas. Ainda no quesito segurança, além de seis airbags, ele conta com o Bliss (sistema de monitoramento de pontos cegos, que evita que o motorista dê “fechadas” nos demais) e o Cross Traf c Alert – que emite alertas de veículos nas proximidades quando a ré é acionada. Oferece também sensor de estacionamento e câmera de ré.

São duas versões à venda: a de entrada, SEL, tem preço sugerido de R$122.100, e a top de linha, Limited, que custa R$133.910. Esta última tem como único opcional o teto solar panorâmico, que faz o preço subir para R$ 142.610. São preços bastante competitivos para encarar seus principais concorrentes, Toyota Hilux SW4 e Hyundai Vera Cruz.

O banco do motorista agora tem ajuste elétrico, o espaço traseiro é amplo e o painel de instrumentos tem vários elementos digitais

O câmbio ganhou a opção sequencial, controlada pela alavanca, e uma tela multimídia controla ar, computador de bordo e som – um belo sistema da Sony

 

Ford Edge Limited

MOTOR seis cilindros em V, 3,5 litros, 24V, duplo comando variável TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração integral DIMENSÕES comp.:4,72 m – larg.:1,93 m – alt.: 1,70 m ENTRE-EIXOS 2,824 m PORTA-MALAS 906 a 1.950 litros PNEUS 245/50 R20 (Limited) – 245/60 R18 (SEL) PESO 1.934 kg GASOLINA POTÊNCIA 289 cv a 6.500 rpm TORQUE 34,5 kgfm a 4.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h (limitada) 0 – 100 km/h n/d CONSUMO n/d CONSUMO REAL cidade: 7,6 km/l – estrada 10,6 km/l (EUA, segundo a EPA – Agência de Proteção Ambiental )