Com sede na cidade de Salto (SP), a chinesa Lifan assume definitivamente a importação de seus veículos para o Brasil, terminado o acordo que mantinha desde 2010 com a Effa Motors. Além dos inventimentos em sua fábrica no Uruguai, a marca pretende injetar R$ 10 milhões na reestruturacão das operações brasileiras, garantindo um melhor atendimento aos seus clientes.

Fomos até o país vizinho, mais precisamente à cidade de Punta del Este, para avaliar o primeiro modelo desta nova fase, o SUV X60, que começa a ser vendido aqui. A ousadia é grande. O jipe urbano uruguaio chega para brigar com nomes de peso como Ford EcoSport e Renault Duster. Mesma pretensão de seu compatriota Chery Tiggo. Mas a ideia da Lifan é chegar devagar, vendendo cerca de 500 carros ao mês, 40% deles em São Paulo.

O novo SUV será comercializdo em versão única, com motor 1.8 de 128 cv somente a gasolina. Ford e Renault começam a oferta de seus modelos no motor 1.6 flex, e o Tiggo, seu oponente direto, tem motor 2.0 de 135 cv. Durante o test drive, realizado na orla do Rio da Prata, o carro mostrou desempenho razoável. Apesar de o motor não ser uma unidade de alta potência específica, ele acelera com certa disposição. Segundo a Lifan, leva 10,7 segundos para chegar aos 100 km/h, o que não é nada mau para seu porte. A transmissão manual de cinco velocidades tem as marchas muito próximas, o que prejudica um pouco as retomadas. Nas curvas, o X60 revela uma calibragem macia demais, que faz a carroceria exceder na rolagem. Como a versão avaliada ainda estava em fase de testes, é possível que o acerto das suspensões seja revisto nos modelos destinados ao Brasil. O que melhoraria muito o conjunto.

Um dos pontos fortes do carro é o espaço interno, muito bem calculado, que garante conforto aos cinco ocupantes. Opcionalmente, pode ter acabamento bicolor, caramelo e preto, o que denota uma maior so sticação. Entre os itens de série, sistema multimídia com navegador GPS, volante multifunções, ar-condicionado, volante com assistência hidráulica e ajuste de altura, bancos de couro ecológico, sensor crepuscular, rack de teto, rodas de liga, sensor de estacionamento, câmera de ré, airbag duplo e freios ABS.

Com 28 revendedores ativos, a Lifan tem um grande trabalho pela frente se quiser retomar a con ança dos clientes no que diz respeito a peças e serviços (leia seção Carro Usado desta edição sobre o modelo 320). Para isso, dará cinco anos de garantia em seus novos produtos, revisão com preço fixo, pacote de peças de alto giro e plano com seguradora para baixar a apólice. Além disso, pretende de melhorar seu atendimento, aumentando a rede de concessionários. A ideia é chegar a 30 no Sudeste e 60 no País todo até o fim deste ano, quando a marca apresentará o modelo 530 sedan. E, em 2014, chegam o 630 e o 330. Com investimento na fábrica de motores, em 2014 os motores 1.3 serão flex.