Enquanto os salões de automóveis tradicionais mostram os principais lançamentos da indústria “real”, que produz os carros que as pessoas “normais” compram, o Sema Show (sigla para Specialty Equipment Market Association) todos os anos traz as novidades do setor de preparação e customização de veículos. O lugar não poderia ser mais apropriado para a realização de um evento como esse: a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, tão extravagante quanto os carros exibidos. Embora não seja aberto ao público, entre os dias 1º e 3 de novembro mais de100 mil convidados de todo o mundo visitaram os cerca de dois mil estandes no Las Vegas Convention Center. Como sempre, havia carros para todos os gostos.

Entre as montadoras, a GM levou versões modificadas do sedã Cruze e do hatch Sonic (mais sobre ele na seção Segredos), além do cobiçado Camaro. Falando nele, a parceria da marca com a Hot Wheels resultou na criação do exclusivo modelo inspirado na miniatura do Camaro Custom, de 1968. O carro estava equipado com um motor de 6,2 litros e câmbio manual de seis marchas.

Já a Ford levou versões tunadas do Mustang, que fez sua pré-estreia no Sema, mas só foi apresentado oficialmente algumas semanas depois, no Salão de Los Angeles (leia mais nesta edição). Enquanto isso, o pequenino Fiat 500 não escapou das mãos dos customizadores e apareceu com diferentes roupagens. O mesmo aconteceu com o Hyundai Veloster, um dos preferidos pelas preparadoras. Mas potência tinha mesmo o Honda Civic Si da Bisimoto Engineering, com brutos 1.004 cv.

Algumas empresas brasileiras também estavam presentes: a Shutt, pela quinta vez na feira, apresentou as linhas Go Race e a Fuel Tech by Shutt, composta por volantes de competição, pedais em aço inox, manopla de câmbio e cubo de engate rápido para volante. Já a Keko apresentou o santantônio K3 e protetores de porta-malas. Entre as celebridades presentes, como sempre, estavam Carroll Shelby, Chip Foose e o ex-piloto Mario Andretti. Agora, resta esperar pela edição 2012. Extravagâncias e “doideras”, como sempre, não irão faltar.

 

Chevy Belair

Chevrolet 1932

Fiat 500

Hyundai Veloster

Lexus GSF Sport

Honda Civic com 1.004 cv