Desde que a Montana chegou (2003), seu segmento evoluiu. No ano passado, chegou a Nova Saveiro e, neste ano, a Hoggar. Além disso, a Fiat Strada (que já tem até cabine estendida) ganha, agora, o motor E.torQ – mantendo, porém, plataforma e carroceria de 1998, reestilizada em 2003 e 2008. Mais atrasada, só a Ford Courier, que se mantém quase igual desde 1997. Após esta “revigorada” das rivais, a GM reagiu com a nova Montana, mais um modelo da família Viva. Poderia ser chamada de Agile Picape, mas preferiram manter o nome. E não só. A “cara”, o interior e a parte dianteira da plataforma são do Agile, mas a parte traseira e a caçamba vêm da antiga picape.

Esta nova Montana oferece só motor 1.4 (o mesmo da antiga – e do Agile). Para quem esperava cabine estendida, a frustração: a GM continua apostando só na cabine “maiorzinha” (que chama de Max Cab) para as duas versões: LS (básica, R$ 31.900) e Sport (a top de linha, em pacote único, completíssima, por R$ 43.900). Entre as duas versões, o consumidor tem a opção de acrescentar mais três pacotes de equipamentos à LS (preços não divulgados). O 1.4 (103 cv a etanol) garante um desempenho razoável, mas é econômico. Carregando pouco peso, não há do que reclamar (principalmente se comparado aos demais 1.4). Não pudemos avaliá-la carregada, mas deve sofrer nas saídas.

Mesmo com a suspensão dianteira inferior à antiga (que tinha subchassi), a picape tem pouca vibração e dinâmica elogiável. Mostrou disposição para encarar curvas com esportividade, e, ao mesmo tempo, se saiu bem em pisos irregulares. A posição de dirigir é elevada, mas boa. Banco e volante têm ajuste de altura (no segundo, faltou o de profundidade), e a visibilidade traseira fica acima da média – graças à curva da carroceria junto à tampa da caçamba. Falando em caçamba, seu protetor é um item de série (todas as versões) e seu volume total, 1.100 litros, não é o maior do segmento – mas a capacidade de carga sim: 758 kg.

Por dentro, acabamento mediano, espaço bastante razoável atrás dos bancos (164 litros, quase o porta-malas do antigo Ka), porta-objetos, redes por toda parte e uma gaveta debaixo do banco do motorista. O encosto do passageiro pode ser dobrado – e vira uma mesa. Quer ver como ela se sai diante das rivais? Vire a página…

STRADA ADVENTURE / SUGERIDO / A PARTIR DE R$ 48.140

EMISSÃO DE CO2 167 g/km

MÉDIA COM ETANOL = ZERO

HOGGAR ESCAPADE SUGERIDO / A PARTIR DE R$ 43.500

EMISSÃO DE CO2 n/d g/km

SEM DADOS COM ETANOL = ZERO

SAVEIRO CROSS SUGERIDO / A PARTIR DE R$ 42.380

EMISSÃO DE CO2 n/d g/km

SEM DADOS COM ETANOL = ZERO

Então vamos às rivais. A Hoggar, assim como a Montana, tem só cabine simples (também “maiorzinha”), mas dois motores: 1.4 para X-Line (básica, R$ 31.400) e XR e 1.6 para a Escapade. Já a Saveiro parte de R$ 32.450, só 1.6, mas com cabine simples ou estendida nas versões básica e Trooper (e estendida na Cross).

Já a Strada parte de R$ 31.010 com a carroceria antiga e, com o desenho atual, começa em R$ 33.240 (Working 1.4 cabine simples – também estendida ou dupla), passa pela Trekking 1.4 (simples ou estendida) até chegar à Adventure 1.8 (estendida ou dupla). A Ford Courier 1.6 só tem cabine simples (R$ 32.140 – a versão top é cara demais pelo que oferece; por isso, não está aqui).

E as versões top? A Montana Sport, de R$ 43.900, ditou a escolha das rivais. Mas os valores junto à foto acima são sem opcionais. Como a Montana tem mais itens de série (leia tabela de equipamentos), há que se somar opcionais nas demais para equipará-las. Aí, a Strada sobe para R$ 51.962, a Saveiro sai por R$ 48.280 e a Hoggar – com menor oferta de equipamentos (freios ABS, por exemplo, nem pagando) – custa R$ 45.200.

A Saveiro tem a menor caçamba, tanto em volume quanto em capacidade

Montana tem a maior capacidade de carga, já que admite até 758 kg

O painel é igual ao do Agile e, apesar de não ter a cabine estendida, a Montana reserva 160 litros atrás dos bancos. O encosto do passageiro vira uma mesa

O banco do motorista é alto demais na Strada. O estepe, que normalmente fica na caçamba, pode ser, opcionalmente, guardado na cabine, mas rouba espaço

A Peugeot Hoggar é a que tem menos espaço atrás dos bancos (127 litros). A rede porta-objetos e o som são itens acessórios, vendidos nas concessionárias

Assim como a Strada, a Saveiro tem cabine estendida com muito espaço para as malas. Aqui são 330 litros, mais que o porta-malas do Gol. A rede é de série

Se a cabine estendida é essencial, as opções se reduzem a Saveiro Cross e Strada Adventure. Caso se possa conviver com uma cabine menor, Hoggar e Montana entram no jogo. Agora, se caçamba grande for prioridade, para carregar uma moto, por exemplo, a Saveiro Cross e a Strada Adventure “caem fora” (ou podem ser “trocadas” por versões cabine simples: a primeira por uma Trooper 1.6, a segunda só por versões 1.4).

Independentemente dos tamanhos de cabine e caçamba, quem gosta de desempenho e esportividade vai preferir a Hoggar (a posição de dirigir, por exemplo, é a mais baixa e esportiva) ou a Saveiro – única com ajuste de profundidade do volante. Com exceção da Strada, todas as suspensões, mesmo tecnicamente diferentes, têm resultados parecidos (e bons) – mas a Peugeot é a que mais “pede” velocidade: o câmbio tem bons engates e o motor gosta de girar alto (e raramente fraqueja em baixas rotações). Um pouco atrás fica a Saveiro (com o melhor câmbio). A Strada, embora tenha mais potência e torque e desempenho melhor, tem suspensões que não acompanham a disposição do motor (e câmbio apenas razoável, como o da Montana). Para quem encara estradas de terra, ainda é mais indicada (o sistema de bloqueio do diferencial nem sempre é eficaz, mas ajuda na lama).

Já a GM agrada nas versões básica e intermediárias, enfrentando Strada e Hoggar 1.4 (e Saveiro 1.6). Quando as rivais ganham motores maiores, sua situação se complica – mesmo sendo mais completa, só oferece motor 1.4 e cabine estendida. Conclusão: nas versões top, com cabine estendida, a Saveiro é a melhor para o asfalto e a Strada para a terra (lembrando que a primeira tem preço mais atraente e mais itens de série). Já com cabine simples e caçamba grande, fique com a Montana, se preferir uma picape mais barata e completa, ou com a Hoggar – se um desempenho mais empolgante (muito superior ao da Chevrolet) for importante para você.

 

 

E PARA O TRABALHO PESADO?

Neste caso, prefira as cabines simples – com mais caçamba. Os preços são parecidos, mas as versões 1.4 da Strada (86 cv e 13,5 kgfm) e da Hoggar (82 cv e 12,85 kgfm) são mais fracas, enquanto a Montana não é muito melhor: apesar de ter o 1.4 mais potente (103 cv), seu torque (a força para levar peso) fica na mesma: 13,5 kgfm. Os motores maiores, com mais torque, são mais indicados. A Saveiro, com 104 cv e 15,6 kgfm, e a Courier, com o mesmo torque e 109 cv, neste caso, são melhores opções.