Dizem que para bom entendedor meia palavra basta. E a Ford não economizou palavras o ciais que levam a crer que o Vertrek antecipa as linhas do SUV global que está sendo desenvolvido em Camaçari, na Bahia: o novo EcoSport. Segundo a marca, “o conceito mostra a direção no desenvolvimento de futuros utilitários globais e representa a visão da marca do que um SUV deve oferecer em termos de design”. Mas não nos enganemos: o Vertrek não é o novo Eco. Fontes ligadas à Ford a rmam que o modelo brasileiro está sendo desenvolvido na plataforma B, a mesma do New Fiesta já vendido aqui na versão sedã.

Já o carro visto no Salão de Detroit usa a plataforma do Focus. Nessa base, serão construídos mais de dois milhões de veículos até 2012. E, apesar de ostentar uma placa com os dizeres “All-New Global Compact SUV” (Totalmente Novo SUV Compacto Global), para nós, ele seria um utilitário médio, do porte de Kia Sportage e Hyundai iX35.

No alto, o painel: apesar de ser exageradamente conceitual, tem semelhanças com o do New Fiesta. Os faróis, acima, seguem as tendências

Ao que tudo indica, este será o substituto do americano Escape e também do europeu Kuga. Se chegar ao Brasil, o que é bastante provável, já que a Ford não tem produto nesse nicho de mercado, deve ser importado. Nosso SUV será um pouco menor, mas deve manter o visual do Vertrek – carroceria ao estilo “kinetic design”, mas com algumas evoluções: linhas musculosas, cintura alta, faróis espichados e traseira rápida, que lembra a de um cupê ou de um hatchback moderno. Será mais um crossover do que um utilitário e não deverá trazer o estepe na tampa do portamalas. A uidez e a e ciência aerodinâmica são premissas do projeto, assim como a maior e ciência no uso do combustível, diminuindo a emissão de dióxido de carbono (CO2).

O conceito apresentado em Detroit tem câmbio automático de seis marchas e motor quatro cilindros 1.6 da família EcoBoost, uma unidade e ciente que une turbocompressor, comando variável e injeção direta de combustível para obter 160 cv, garantindo a modelos médios um desempenho de 2.0, mas com consumo quase 20% menor. É possível que essa unidade equipe a versão top do EcoSport, que será exportada para diversos países dentro da proposta One Ford (uma Ford única).

Segundo a marca, 80% das famílias de carros da Ford no mundo terão motores com essa tecnologia até 2013. Mas, para a entrada da gama, a opção deverá ser pelo 1.6 Sigma de 115 cv fabricado no Brasil. Seja como for, o mistério acabará logo. Os fornecedores já estão preparando ferramental para a produção do nosso EcoSport e as primeiras unidades em testes começam a surgir. Sendo assim, o modelo, esperado para 2012, pode até chegar antes. Quem sabe ainda este ano.

A linha de cintura alta e a traseira com lanternas espichadas remetem mais a um crossover que a um SUV