Lançado em 2007, o Mercedes-Benz C 63 AMG foi um modelo logo aprovado por clientes do mundo todo. A combinação de um potente motor de oito cilindros, muito torque, suspensão esportiva e um design clássico fez com que mais de 17 mil entusiastas da AMG escolhessem o C 63 como seu esportivo. Aceleramos o modelo no Autódromo de Interlagos e a impressão foi muito boa, mesmo sendo um carro mais clássico e com suspensão bastante confortável. As respostas de aceleração são muito rápidas e o sistema de freios, e ciente, mesmo em um carro mais pesado.

A grade dianteira remodelada ostenta agora uma estrela Mercedes maior, suspensa por dois frisos cromados. As enormes entradas de ar para o radiador e os freios, pintadas em preto brilhante, as luzes diurnas AMG e as saídas de ar laterais fazem a frente do C 63 AMG lembrar muito o SL 63 AMG. A parte traseira também evoca seu irmão maior, principalmente pelo difusor de ar, dividido em três partes e pintado em preto brilhante. Dele saem quatro ponteiras cromadas do sistema de escapamento esportivo e também o maravilhoso som do motor V8.

O 6.2 aspirado desenvolve 487 cv a 6.800 rpm, acelerando de zero a 100 km/h em 4,4 segundos (com o pacote AMG Performance). A transmissão é a automatizada de sete marchas com quatro modos de condução, que proporciona respostas e trocas de marchas muito e cientes e rápidas. Nos modos de condução S+ e M, as passagens acontecem em 100 milésimos de segundo.

O interior passou por grandes mudanças, começando por um painel totalmente novo. No centro do velocímetro, o novo display TFT colorido e tridimensional apresenta o logotipo AMG logo que se liga o carro. O volante esportivo AMG, com três raios, tem as seções superior e inferior achatadas, forradas de couro perfurado, para o perfeito controle de direção, e garante boa pegada. Borboletas no volante permitem a troca de marchas manualmente. Os bancos dianteiros são esportivos AMG, com sistema de aquecimento. Frisos de alumínio escovado completam detalhes das portas e do painel. No console central ca o novo controle dos modos de condução, C, S, S+, M e Race Start, que mudam o acerto de suspensão e motor entre outros.

O C 63 AMG apresenta sistemas de assistência à condução, com radar, câmera e sensores de distância do veículo à frente, sonolência e escuridão. Esses equipamentos elevam o padrão de segurança da classe C a um novo nível, avisando o motorista de possíveis situações de risco. Toda essa tecnologia tem um preço, claro. O do C 63 AMG é R$ 407.700 ou US$ 226.500 (ainda sem o novo IPI). Vendido apenas sob encomenda, o carro tem tabela xada em dólar e pode ser solicitado em diferentes configurações.

 

Como em todo AMG, tudo aqui é negociável: do acabamento à velocidade máxima, passando pela potência. Mas o modelo “básico” já oferece luxo, conforto e, claro, esportividade