O segmento das picapinhas é interessante para os fabricantes. Agora em 2008, este mercado deverá representar cerca de 150 mil unidades de um produto que, apesar de suas características próprias, deriva diretamente de um modelo já existente. Por isso, o desenvolvimento das picapinhas requer menores investimentos dos fabricantes, tornando-se um filão interessante de mercado. Criação brasileira que acabou se espalhando por todo o mundo, o mérito da idéia deste suculento segmento partiu da Fiat no final dos anos 70, quando foi lançada, em 1978, a picape do seu até então grande sucesso, o Fiat 147. Um ano depois a família cresceu com o lançamento de um pequeno furgão, com base nesta mesma picape. A Ford entrou neste segmento em 1981, com a picape Pampa – derivada do antigo Corcel – e, posteriormente, a Volkswagen chegou com a Saveiro, oriunda da família Gol/Voyage. Se considerarmos os carros emplacados, hoje a Fiat é líder absoluta desse segmento (pelo nono ano consecutivo) e detém 48,3% do mercado com sua Strada (lançada em 1998 com cabine simples e, em 1999, com cabine estendida), enquanto a Montana, da Chevrolet, tem a metade das vendas da Fiat, com 24,2% do mercado, a Volkswagen tem 21,6% das vendas com a Saveiro e a Ford Courier 5,9% do segmento.

Agora é a Peugeot que passa a olhar com maior atenção para o segmento e resolveu desenvolver uma picape a partir da conhecida plataforma do 206, mas que receberá visual do 207. Segundo nossas fontes, a comercialização da nova picape se iniciará no segundo semestre de 2009. O carro que MOTOR SHOW flagrou em testes em uma estrada era o que os engenheiros chamam de “mula’, um veículo que não é exatamente o que será lançado, mas já possui a mecânica do modelo que será produzido, inclusive com as motorizações 1.4 e 1.6 flex da linha 207. Por isso, a nova picapinha flagrada por nós possui a frente do 206.

Para que você tenha uma idéia exata de como deverá ser o futuro lançamento da Peugeot, pedimos a um especialista em design automobilístico que, a partir das fotos do protótipo flagrado, fizesse o desenho de como deverá ser o novo membro da família 207. A nova picape ficou muito bonita e deverá dar trabalho às concorrentes. Mas não será a única novidade. A Volks deve lançar no primeiro semestre de 2009 a nova Saveiro, concebida a partir do novo Gol, e a Renault também guarda para o segundo semestre do ano que vem a nova picape Sandero. O mercado vai incendiar.

O FLAGRA

Aqui você vê a picape que flagramos em testes. Como se trata de uma “mula” para testes, a frente é a do 206 – mas a picape terá a cara do 207

As linhas da traseira, como se vê acima, ainda não foram definidas. A picape flagrada tinha lanteras que claramente não são as definitivas, mal encaixadas em recortes ainda primitivos da caçamba. O interior, ao lado, deve ser igual ao do resto da linha