Que tal uma lancha Ferrari? Na verdade, é um hidroplano, um tipo de lancha de corrida. Uma empresa da Flórida, EUA, está vendendo o exclusivíssimo Timossi-Ferrari Arno XI. Trata-se de um exemplar muito exclusivo, uma das três Ferrari sem rodas: a mais conhecida é a lancha Riva Ferrari 32,: 40 unidades resultantes da colaboração, no início dos anos 90, entre as duas marcas. Outra “Ferrari dos mares”, o iate de 50 metros Race foi construído este ano com os estaleiros Ferretti para um proprietário especial, Piero Ferrari.

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E também há a mão do “Comendador” nesta raríssima lancha Timossi-Ferrari Arno XI, construída em 1953 pelo engenheiro e campeão de corridas de lanchas Achille Castoldi para quebrar o recorde de velocidade na classe 800 kg. Ele usou um motor Ferrari V12 4.5 idêntico ao Lampredi de 385 cv do monoposto Tipo 375.

O casco era um modelo clássico dos hidroplanos, com três pontos de contato com a água, feito de mogno e alumínio. Ao saber da tentativa de Castoldi (ele era amigo dos pilotos Alberto Ascari e Gigi Villoresi), o próprio Drake enviou técnicos da marca para o Lago Como para aperfeiçoar a lancha Ferrari. Resultado: o V12 movido a metanol atingiu 550-600 cv de potência. E o recorde foi alcançado: 242,20 km/h no lago Iseo.

Após o feito, a lancha Ferrari Arno XI foi vendida a outro engenheiro, Nando Dell’Orto, que corrigiu a aerodinâmica com uma característica silhueta de tubarão. E este “Cavallino marinho” teve outras conquistas, incluindo o segundo lugar na classe de 900 kg em 1965.

Depois de algumas outras aparições esporádicas, o Arno XI desapareceu, ficando quase esquecido em um galpão na região de Milão. Reapareceu em 2012 no Fórum Grimaldi, em Monte Carlo, sob a forma do lote 371 do leilão da RM Sotheby’s, onde foi vendido por 868 mil euros (R$ 5,5 milhões). Após uma restauração meticulosa e certificada, o hidroavião da Ferrari foi exibido no Museu Enzo Ferrari em Modena.

Agora, a lancha Ferrari procura uma nova casa. Vem com centenas de fotografias, a cópia do certificado do recorde e autógrafos dos pilotos. Que valor atribuir a uma Ferrari com um pedigree tão exclusivo? O site duPont (clique para acessar), da Flórida, não diz. A negociação é privada, mas algo sugere que outro recorde pode ser quebrado.