Em busca da paz e da elevação espiritual, os budistas pregam a busca pelo caminho do meio – da moderação, da harmonia e do equilíbrio. Na hora de comprar um Jaguar F-Type, que acaba de chegar ao Brasil, você também terá de escolher um caminho. Quer uma dica? Entre o exagerado topo de linha V8 S (R$ 559.900) e o F-Type V6 “básico” (R$ 419.900), fique com o V6 S (R$ 479.900) – o caminho do meio. Em junho, relatamos nosso primeiro contato com esse novo Jaguar, ainda na Espanha, em suas três versões (disponível em www.motorshow.com.br). Agora, tivemos mais um breve contato com elas em um autódromo – onde faltou pista para o V8 S das fotos (assim como vai faltar asfalto para ele nas ruas).

Em performance absoluta, no 0-100 km/h, só seis décimos de segundo separam o F-Type V8 S do V6 S (4s3 contra 4s9) –, que, por sua vez, é só quatro décimos mais rápido que o V6 básico (5s3). Não se trata, portanto, do critério de decisão mais relevante. Mas a entrega dos 380 cv do S é mais progressiva que a dos 495 cv do V8 S, até porque o acelerador é do tipo “tudo ou nada” – o que destoa do conjunto. Explico: o F-Type não é um esportivo cru, ríspido. Mesmo no modo mais esportivo, as suspensões são aceitáveis para o cotidiano, o volante é relativamente dócil e o câmbio, apesar de rápido (parece de dupla embreagem), é confortável. Essa característica está também na posição de dirigir, não tão baixa.

O caminho do meio está também no preço e nos equipamentos. Nessa versão intermediária, não se abre mão, como na de entrada, dos amortecedores ajustáveis, do diferencial de deslizamento limitado, da “telemetria” integrada à central multimídia e do escape duplo comutável (cujo “rugido” aumenta com o apertar de um botão). Mas se você faz mesmo questão dos 495 cv, do diferencial ativo eletrônico, do escape quádruplo, das rodas “carbono” e de um som também da Meridian, mas com mais que o dobro da potência, vai ter de gastar mais R$ 80 mil no topo de linha. Há nele uma boa dose de exagero – mas, que os budistas não me ouçam, ele não vai te fazer mal.