01/04/2011 - 0:00
À direita, o Journey, reestilizado nos EUA e que chega ao Brasil com um novo V6 em 2012. Trata-se do Freemont com o logotipo Dodge
O lançamento do crossover Freemont, uma variação Fiat do respeitado Journey da Dodge (uma marca Chrysler) foi amplamente divulgado pela imprensa mundial. Produzido no México, o familiar teria como destino o mercado europeu. O que pouca gente sabe é que a Fiat brasileira prepara uma surpresa para seus consumidores: o lançamento do Freemont no Brasil, em meados do segundo semestre. Não é exatamente o carro que será oferecido ao mercado europeu, com opções de motores turbodiesel e 3.6 V6 gasolina, mas uma versão específica para o mercado nacional com atualíssimo motor quatro cilindros 2.4. Esse moderno crossover brigará por vendas em um segmento que hoje é disputado por Chevrolet Captiva 2.4, Honda CR-V 2.0, Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, Toyota RAV4 4X2 e Peugeot 3008. Todos na faixa aproximada de R$ 80 a R$ 90 mil.
Mas a Fiat vai surpreender o mercado, inclusive, no quesito preço. O Freemont deverá chegar ao consumidor brasileiro com um preço agressivo a partir dos R$ 70 mil para a versão de entrada com cinco lugares! A marca aproveitará as vantagens fiscais da importação mexicana para repassar esse benefício aos seus consumidores e, com isso, ter um preço bem atraente para esse produto inédito na linha de produtos da marca.
É importante ressaltar que o início da comercialização do Freemont no mercado nacional não cessará a importação do Dodge Journey, que já ganhou uma versão reestilizada nos Estados Unidos. A Chrysler, aqui no Brasil, passará a comercializar essa nova versão em 2012 com motor diferenciado do V-6 2.7 atual. O modelo reestilizado trará sob o capô um novo seis cilindros em V de 3.6 litros que produz saudáveis 283 cv com torque de mais de 36 kgfm e câmbio automático de seis marchas. Dessa forma, Chrysler e Fiat, em momento nenhum, serão concorrentes ou disputarão o mesmo consumidor. Enquanto a marca americana venderá o Journey com um grande motor de alta performance, a Fiat oferecerá a seus clientes um Freemont de desempenho mais comedido e econômico, como cabe aos produtos da marca. Filosofias diferentes e não conflitantes, que permitem atingir dois tipos de consumidores com um mesmo produto.
As diferenças entre o Dodge Journey (à esq.) e o Fiat Freemont são mínimas, mas eles terão preços e consumidores bem diferentes
Com 4,89 metros de comprimento e 1,83 metro de largura, o Freemont é um crossover (veículo que guarda características mistas de perua, SUV e sedã) que pode ter até sete lugares. Só por poder levar mais passageiros e ter o comportamento dinâmico de um carro e não de um sport utility, o novo produto da Fiat já levará significativa vantagem sobre seus concorrentes diretos. O motor quatro cilindros 2.4 (174 cv) é totalmente confeccionado em alumínio, tem 16V e duplo comando de válvulas – ambos com variador de fase e dois eixos que giram em sentido contrário ao do virabrequim, para absorver parte das vibrações naturais de qualquer motor quatro cilindros.
Esse último recurso permite ao 2.4 funcionar suavemente, como se fosse um seis cilindros. Além disso, o coletor de admissão foi otimizado em seu desenho para proporcionar a máxima eficiência volumétrica na maior faixa de rotações possível. Toda essa tecnologia reunida possibilita ao novo motor conciliar ótimo desempenho com baixo consumo de combustível. Realmente um belo motor!
Internamente, o Freemont tem um painel semelhante ao do novo Journey, com materiais de qualidade e melhor acabamento que os do Dodge vendido aqui atualmente. Para o habitáculo, a Fiat terá cinco ou sete lugares (ao lado) rebatíveis para aumentar o espaço do porta-malas
Inicialmente, o modelo não vai ter esse motor na versão flex. Mas, à medida que o volume de Freemont vendidos em nosso mercado aumentar, não se descarta a hipótese de a Fiat desenvolver uma versão flex do novo carrão. Na transmissão, a marca disponibilizará unicamente um câmbio automático adaptativo de quatro marchas com comando eletrônico e conversor de torque. Um câmbio que, apesar dos recursos eletrônicos de comando, ficará devendo ao consumidor, já que todos os concorrentes têm transmissões automáticas de cinco ou seis marchas.
No sistema de suspensões, quatro rodas independentes, com esquema multilink, devem garantir o conforto necessário para a proposta do carro. O Fiat Freemont vendido aqui não deverá ser um carro veloz, mas certamente será econômico quando comparado ao segmento e oferecerá espaço interno e comodidade de sobra. Uma ótima opção para quem procura um familiar a um preço atraente.
Colaborou: Flavio R. Silveira
OS PRINCIPAIS CONCORRENTES DO FREEMONT
Hyundai ix35
Equipado com um motor quatro cilindros 2.0 de 166 cv, o modelo da Hyundai acomoda cinco passageiros e tem preço sugerido a partir de R$ 88.000
Kia Sportage
Primo-irmão do ix35, o Kia Sportage tem o mesmo conjunto mecânico do Hyundai, mas custa mais barato: a partir de R$ 83.900 na versão 4×2
Chevrolet Captiva
A nova Captiva 2011, mostrada na edição de fevereiro de MOTOR SHOW, tem motor 2.4 16V de 185 cv. Mas custa bem mais caro: a partir de R$ 90.299 a versão 4×2
Honda CR-V
Um dos mais vendidos do segmento, o Honda CR-V tem motor quatro cilindros 2.0 de 150 cv. Na versão com tração dianteira custa R$ 88.400
Fiat Freemont*
/ Motor quatro cilindross em l i n h a , 2 , 4 l i t r o s , 16V, duplo comando de válvulas variável/ Transmiss ão automática, quatro marchas, tração dianteira / Dimensões comp.: 4,89 m – larg.:1,83 m – alt.: 1,69 m / eNtre-eixos 2,889 m /Port a-malas 758 litros / Pneus 225/70 R16 / Peso 1.121 kg • Gasolina/Pot ência 173 cv a 6.000 rpm / Torque 22,9 kgfm a 4.000 rpm / Velocidade máxima não disponível /0-100km/h não disponível / Consumo Real cidade: 8,1 km/l – estrada: 10,6 (EPA) *Dados baseados no Dodge Jorney