Quando o objetivo é chegar ao topo do ranking mundial – posto que a japonesa Toyota acaba de reassumir –, não se pode negligenciar nenhum segmento e nenhum mercado, muito menos os emergentes. Por isso, na estratégia  desenvolvida pelo grupo Volks – que pretende atingir esse objetivo até 2018 – os SUVs ganharam papel de extrema importância. A marca já está trabalhando pesado para aumentar sua gama nesse segmento, atualmente limitada ao luxuoso Touareg e ao médio Tiguan. Os brasileiros podem ganhar com esse “ataque dos SUVs” articulado pela marca. Muita coisa interessante está por vir.

Além dos modelos que desvendamos nesta reportagem, na cobertura do Salão de Genebra você confere o cross up!, versão com visual aventureiro do up! O modelo certamente também será fabricado no Brasil já que sua versão convencional está em avançado desenvolvimento por aqui.

A nova geração dos SUVs da marca alemã será fruto da versátil plataforma MQB – que estreou na linha Volks como base para o Golf VII. Ela começa a ganhar as ruas em 2014, quando será lançada a segunda geração do Tiguan. O sucessor do utilitário mais vendido da marca no mundo manterá as dimensões próximas às atuais, com 4,43 m de comprimento e a cabine com cinco lugares.

A grande novidade estará nos motores da família EA211, desenvolvidos para esta plataforma. O mais interessante para o Tiguan é o 1.4 TSI (turbo) de 140/150 cv com tecnologia chamada “cilindros sob demanda”, que funciona com dois ou quatro cilindros, conforme a necessidade. Haverá ainda uma versão híbrida plug-in, com soluções técnicas apresentadas no conceito CrossCoupé no Salão de Tóquio em 2011 e no de Genebra em 2012 (leia mais na página 32).

Por falar nesse conceito, suas linhas esportivas não apenas têm a tarefa de definir o design da dianteira do novo Tiguan, mas também inspiraram sua futura versão cupê. O modelo (mostrado em azul nas próximas páginas) deve chegar também no ano que vem para seguir os bem-sucedidos passos do Land Rover Range Rover Evoque. Mas a gama não para por aí.

Como o Tiguan continuará pequeno para os padrões dos Estados Unidos, a plataforma MQB permitirá à marca produzir – com baixo custo adicional de desenvolvimento – sua versão XL, sigla em inglês para extragrande. O irmão com distância entre-eixos maior será a versão de produção do CrossBlue, conceito apresentado em janeiro no Salão de Detroit, nos EUA. Adaptado ao gosto norteamericano, ele chega em 2015. Terá cerca de cinco metros de comprimento e espaço suficiente para sete passageiros viajarem com conforto. O porta-malas vai de 335 a 2.000 litros, conforme a posição dos assentos.

Também em 2015 nascerá a nova geração do luxuoso Touareg – e nos bastidores da indústria fala-se muito que o grandalhão também ganhará uma versão cupê de quatro portas. A marca de Wolfsburg ainda mantém segredo absoluto. A única certeza é que o SUV “full-size” terá que passar por uma bela dieta, perder peso e ganhar motores menores – como mandam os novos tempos.

Se os SUVs grandes miram os clientes norte-americanos, o Brasil será o território de ataque da marca com seu primeiro SUV pequeno. De estilo bastante agressivo, mas fiel à identidade visual da Volks, o Taigun definitivo não deve ser muito diferente do conceito apresentado no ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo. Só para relembrar, o show car tinha 3,86 m de comprimento, quatro assentos (que certamente virarão cinco), porta-malas razoável – com capacidade para 280 litros – e sistema multimídia com interface para smartphones. O mini-SUV da Volkswagen será construído na mesma plataforma do up!, já em avançado estágio de desenvolvimento por aqui. Terá, a princípio, motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de três cilindros e ótimos 110 cv. Essa unidade é da mesma família EA211 que equipará o novo Tiguan. A Volks ficará com outras unidades na manga, como o 1.4 aspirado de 90 cv e um 1.6 aspirado de 110 cv, que devem ser usados em outros modelos.

Apesar de ter altura acima da média, o Taigun não terá tração 4×4: o mercado brasileiro não tem necessidade de uso off-road; o consumidor aqui busca mesmo um carro capaz de encarar com conforto as ruas e estradas esburacadas e que tenha boa altura do solo. O sucesso do CrossFox e cia. é prova irrefutável disso. O lançamento comercial do Taigun deverá ocorrer logo no início de 2015. Mas a versão final será conhecida antes, pois deve aparecer no Salão do Automóvel de 2014 como a principal estrela da marca.

Se a fabricação nacional do up!, do cross up! e do Taigun na unidade da Volks em Taubaté (SP) já é uma boa notícia, há outra ainda melhor. Com a já confirmada produção do Golf VII na unidade de Puebla, no México, ficaria fácil para a Volks produzir lá, também, o novo Tiguan. Embora não confirmada, é uma grande possibilidade. O SUV mais vendido da marca no mundo hoje é feito apenas em Wolfsburg, na Alemanha, e, se passasse a ter produção mexicana, ficaria mais acessível, tanto para os brasileiros quanto para os americanos. Assim, teríamos aqui um Tiguan com preço na faixa dos R$ 80 mil. Mais adiante, se as vendas de Golf VII e Tiguan crescerem demais, a marca tem a opção de transferir a produção para o Brasil. Mas, nesse caso, o valor para o consumidor não mudaria muito.