Volkswagen CrossFox e novo Sandero Stepway. Dois modelos encantado-res para boa parte dos consumidores brasileiros. Ambos são hatches com jeito de jipe, que, pelo design, dão a sensação de topar qualquer parada, em qualquer terreno. Além disso – e principal-mente –, passam a impressão de que quem dirige aquela máquina é uma pessoa moderna, que curte aventuras, aceita desafios e está em sintonia com a natureza.

Quem não gostaria de passar essa imagem no trânsito? Pois é, esse é um dos motivos principais (muitas vezes o único) que levam consumidores a optar pelos tais jipes urbanos em vez de pagar mais barato por suas correspondentes versões “civilizadas” e normais. No caso, Fox e Sandero. A verdade é que eles não fazem nem um terço do que um verdadeiro jipe é capaz. No máximo, por serem mais altos, se livram mais facilmente dos buracos das grandes cidades.

Pois bem, há pouco tempo a Volkswagen reformulou o Fox (e o CrossFox), deixando-o alinhado ao estilo mundial da marca alemã. Aproveitou o ensejo para refazer o painel do carro, que ficou mais bonito e atraente do que aquele, tipo “capelinha”, dos modelos mais antigos. Agora foi a vez da Renault. Depois do grande sucesso do Sandero desde seu lançamento (é o modelo mais vendido da marca), chegou o momento da reestilização, para que as vendas se mantenham em um bom patamar. O Stepway, claro, também foi reformulado, aumentando sua competitividade. A marca francesa ainda baixou em cerca de R$ 3.000 o preço básico do carro, tornando-o mais atraente. Se colocarmos no Stepway os equipamentos que já são de série no CrossFox (ABS, airbags frontais e levantadores elétricos para os vidros traseiros), seu preço vai de R$ 42.600 para R$ 46.400. Mais barato que os R$ 50.030 da versão básica do CrossFox, que não oferece a roda de liga leve de série. Além disso, suas rodas de aço são aro 15, enquanto as de liga leve do Stepway têm 16 polegadas.

O Sandero Stepway Não tem o estepe na tampa do porta – malas

O painel do Sandero tem acabamento mais simples, mas seus airbags são opcionais

O novo CD player do Renault é bem melhor que o da geração anterior e tem comandos satélite junto ao volante (a esquerda)

O comando dos vidros elétricos do Sandero agora fica nas portas, que abusam do plástico

Um Atrai visual do Corssfox que não é nada prático no dia a dia

O interior do CrossFox evolui em relação à sua primeira geração: airbags vêm de série

O CD player do CrossFox é opcional, como no rival. Uma luz acima dele alerta quando o suporte do estepe fica solto, evitando transtornos

As portas do Volkswagen são cobertas com tecido. Os bancos em couro são itens oferecidos como opcionais nos dois carros

No quesito preço, o CrossFox perde quase todas as disputas. No pacote de peças (leia quadro), a soma dos componentes do Cross-Fox fica em R$ 4.987, enquanto a do Stepway é de R$ 4.260. Cerca de R$ 700 de diferença em favor do carro da Renault. Esse resultado se refiete diretamente no preço do seguro (compare no quadro os valores para diferentes perfis e as franquias). Só para se ter uma ideia, no pior perfil, um dono do Renault paga R$ 4.224,49 enquanto o dono do Volkswagen vai cair duro quando se deparar com a apólice com a cifra de R$ 10.723,55! Uma diferença tão brutal que certamente decidiria a compra. O CrossFox só levou a melhor no custo das três primeiras revisões (10, 20 e 30 mil quilômetros), mas as exige a cada seis meses, enquanto o dono do Renault, se roda pouco, só precisa fazer revisão uma vez por ano. No total, o custo foi de R$ 725 no carro da VW e R$ 1.059 no modelo da Renault. Por isso, é bom o consumidor se ligar nos custos dos serviços pós-venda. São eles que vão manter seu carro em funcionamento depois da compra. E esses custos saem do seu bolso. Importantíssimo a longo prazo.

Na motorização, a vantagem também é do Sandero. Apesar de ambos serem equipados com motores 1.6, o do Stepway tem 16V em vez das 8V do CrossFox. Essa vantagem técnica possibilita ao hatch da Renault produzir mais potência (112/107 cv com etanol/gasolina) contra 104/101 cv de potência do CrossFox. Mas não menospreze o motor da Volkswagen: com suas oito válvulas, ele perde na potência máxima, mas ganha no torque máximo, que acontece em rotações mais baixas (2.500 rpm) e em valores mais altos (15,6/15,4 kgfm com etanol e gasolina, respectivamente) do que os do Stepway (15,5/15,1 kgfm a 3.750 rpm). Portanto, nas arrancadas e retomadas, típicas da cidade, há uma ligeira vantagem para o desempenho do CrossFox. Já em velocidades mais altas e nas estradas, a vantagem se inverte em favor do Sandero Stepway. Nas acelerações de zero a 100 km/h, o Renault é mais rápido com tempos de 10,5/10,6 segundos (etanol/gassolina) e o Volks chega perto com 11/11,3 segundos. Na velocidade máxima, mais uma vitória do Stepway: 177/174 km/h (etanol/gasolina) contra 175/173 km/h do CrossFox. São diferenças mínimas, mas elas apontam em favor do modelo francês.

Renault Sandero Stepway

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16V

TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira

DIMENSÕES comp.: 4,09 m – larg.: 1,75 m – alt.: 1,64 m

ENTRE-EIXOS 2,588 m

PORTA-MALAS 320 litros

PNEUS 195/60 R16 PESO 1.117 kg

• GASOLINA

POTÊNCIA 107 cv a 5.750 rpm

TORQUE 15,1 kgfm a 3.750 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 174 km/h 0 – 100 km/h 10,6 segundos

CONSUMO não disponível

CONSUMO REAL não disponível

• ETANOL

POTÊNCIA 112 cv a 5.750 rpm

TORQUE 15,5 kgfm a 3.750 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 177 km/h 0 – 100 km/h 10,5 segundos

CONSUMO não disponível

CONSUMO REAL não disponível

Volkswagen CrossFox

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V

TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira

DIMENSÕES comp.: 4,03 m – larg.: 1,68 m – alt.: 1,63 m

ENTRE-EIXOS 2,467 m

PORTA-MALAS 260 a 353 litros

PNEUS 205/60 R15

PESO 1.130 kg

• GASOLINA

POTÊNCIA 101 cv a 5.250 rpm

TORQUE 15,4 kgfm a 2.500 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 173 km/h 0 – 100 km/h 11,3 segundos

CONSUMO cidade: 11,4 km/l – estrada: 16 km/l

CONSUMO REAL cidade: 8,8 km/l – estrada: 11,4 km/l

• ETANOL

POTÊNCIA 104 cv a 5.250 rpm

TORQUE 15,6 kgfm a 2.500 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 175 km/h 0 – 100 km/h 11 segundos

CONSUMO cidade: 7,8 km/l – estrada: 10,9 km/l

CONSUMO REAL cidade: 6 km/l – estrada: 7,7 km/l

A vida realmente ficou complicada para o CrossFox quando comparado ao Stepway. Com menor distância entre-eixos (2,465 m contra 2,588 m do Stepway), o Volks oferece um espaço interno mais acanhado do que o do Renault. Ou seja, a VW levou a pior no preço das peças, do seguro, no desempenho, no espaço interno e, principalmente, no preço de aquisição. Mas, claro, deve-se considerar também o valor agregado à marca.

Para o consumidor brasileiro, a marca Volkswagen é mais forte do que a Renault, até pelo tempo que está no País. O número de concessionárias é apenas uma pequena amostra disso: enquanto a Volks acena com 618 autorizadas, a Renault tem uma rede que também é boa, mas bem menor, com 180 pontos. Na hora de vender o carro, esse aspecto pesa. De uma maneira geral, a revenda de um VW, em teoria, é mais rápida.

Qual comprar? Se a compra for racional, vantagem incontestável para o Stepway, que levou a melhor em praticamente tudo. Se a compra for emocional, outros fatores vão infiuenciar (design, gosto e fidelidade pela marca, simpatia por esse ou aquele modelo de carro, assim por diante). Nesse caso, os dois estão no páreo em pé de igualdade.