O Grande Prêmio de Barcelona-Catalunha está se preparando para mudar de casa na próxima temporada da Fórmula 1. O circuito espanhol será substituído pelo novo espaço batizado como Madring. Confira os detalhes da transição.

A pista espanhola atual conta com 4.657 km, 14 curvas e 66 voltas. Nos últimos três anos, apenas Max Verstappen (Red Bull) garantiu a vitória no circuito – na prova de 2016 o holandês se consagrou o campeão mais novo da história da F1.

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Vencedores da pista em Montmeló

Último dez anos

  • 2024 – 2022: Max Verstappen (RedBull)
  • 2021 – 2017: Lewis Hamilton (Mercedes)
  • 2016: Max Verstappen (Red Bull)
  • 2015: Nico Rosberg (Mercedes)

Maiores vencedores

  • Michael Schumacher – 6 vitórias
  • Lewis Hamilton – 6 vitórias
  • Max Verstappen – 4 vitórias

Grande momentos no Circuito Barcelona-Catalunha

Pódio dos grandes

A corrida de Barcelona em 1993 foi palco para o único pódio que reuniu Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher. Além de criar uma das fotos mais amadas da categoria, a vitória do francês sob o brasileiro lhe permitiu sair com a liderança do campeonato de pilotos – posteriormente Prost conquistou seu quarto e último título.

Pódio único de 1993 com Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher – Foto: Reprodução/F1

Schumacher e a primeira vitória pela Ferrari

Em junho de 1996, com chuva forte e problemas na engenharia o alemão conquistou sua primeira vitória pela Ferrari. Após a primeira, cerca de outras 70 se seguiram ao longo de sua época na escuderia italiana. 

Ferrari de Michael Schumacher – Foto: Reprodução/Ferrari

Verstappen se torna o campeão mais novo da F1

Durante o Grande Prêmio de Espanha 2016, Verstappen com apenas 18 anos e 228 dias se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida de Fórmula 1. Até o momento, o recorde ainda pertence ao piloto da Red Bull. 

Max Verstappen
Max Verstappen – Crédito: Divulgação/Red Bull/Clive Mason/Getty Images

Conheça o Circuito Madring

A nova casa do GP da Espanha será mais um dos circuitos de rua e deve contar com 5,4 km de extensão e 22 curvas. Os construtores estimam que o tempo de uma volta completa deve ser de 1m34s400.

Apesar das construções terem enfrentado alguns atrasos, as corridas devem começar a ser sediadas no espaço no próximo ano – o contrato prevê seu uso até 2031. Carlos Sainz, um dos espanhóis do grid, foi anunciado no início deste ano como um dos embaixadores da pista. 

Um dos pontos da cidade em que o circuito passará, o IFEMA – Foto: Reprodução/F1

Até o momento, imagens e vídeos sobre a novo Circuito Madring, que ainda está em construção, não foram divulgadas. 

Porém, o projeto destaca a presença da curva 13, chamada ‘La Monumental’. Essa parte contará com uma inclinação de 24%, similar às provas norte-americanas de Indianápolis, abrigando uma arquibancada com capacidade para 45 mil pessoas.