A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que está buscando informações da Tesla sobre um novo modo de assistência ao motorista apelidado de “Mad Max”, que opera em velocidades mais altas do que outras versões.

Alguns motoristas nas mídias sociais relatam que os veículos da montadora que usam a versão mais agressiva do sistema Full Self-Driving podem operar acima dos limites de velocidade das rodovias.

“A NHTSA está em contato com o fabricante para coletar informações adicionais”, disse a agência. “O ser humano ao volante é totalmente responsável por dirigir o veículo e cumprir todas as leis de segurança no trânsito.”

O logotipo da Tesla é visto em uma loja em Paris, França, em 30 de outubro de 2020
O logotipo da Tesla é visto em uma loja em Paris, França, em 30 de outubro de 2020 – REUTERS/Charles Platiau/Foto de arquivo

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Investigação de carros da Tesla

No início deste mês, a NHTSA abriu uma investigação sobre 2,9 milhões de veículos da Tesla equipados com  o sistema FSD devido às dezenas de relatos de violações de segurança no trânsito e acidentes.

A NHTSA disse que, ao abrir a investigação, está analisando 58 relatos de problemas envolvendo violações de segurança no trânsito com o uso do FSD, incluindo 14 acidentes e 23 feridos.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas na semana passada republicou uma  mensagem em rede social que descreveu o modo Mad Max como capaz de acelerar e atravessar “o tráfego em um ritmo incrível, tudo isso enquanto é super suave. Ele dirige seu carro como um carro esportivo. Se você estiver atrasado, esse é o modo ideal para você.”

A NHTSA disse no início deste mês que o FSD – um sistema de assistência que exige que os motoristas prestem atenção e intervenham se necessário – “induziu um comportamento do veículo que violou as leis de segurança no trânsito”.

A agência disse que tem seis relatórios em que um veículo, operando com o FSD ativado, “se aproximou de um cruzamento com um sinal de trânsito vermelho, continuou a viajar para o cruzamento contra o sinal vermelho e se envolveu posteriormente em uma colisão com outros veículos motorizados”.

A Tesla afirma que o FSD “conduzirá você a praticamente qualquer lugar com sua supervisão ativa, exigindo intervenção mínima”, mas não torna o carro autônomo.

O FSD da montadora, que é mais avançado que o sistema Autopilot da montadora, está sendo investigado pela NHTSA há um ano.

Em outubro de 2024, a NHTSA abriu uma investigação sobre 2,4 milhões de veículos da Tesla com FSD após quatro batidas ocorridas em condições de visibilidade reduzida na estrada.

Robotáxi da Tesla em Austin, no Texas, EUA
Robotáxi da Tesla em Austin, no Texas, EUA 22/06/2025 – Foto: REUTERS/Joel Angel Juarez