19/07/2019 - 1:11
A Chevrolet revelou oficialmente na noite desta quinta-feira (18) (fuso horário do Pacífico), na Califórnia (EUA), o Corvette de 8ª geração. Pela primeira vez desde o lançamento, em 1953, o esportivo da marca da gravata adota o motor em posição central-traseira.
Apesar de parecer estranha para o modelo, a configuração foi testada diversas vezes em conceitos ao longo da vida do Corvette, a última vez no CERV III, de 1990. Mas a possibilidade de mudar o motor de lugar sempre enfrentava resistência da direção da empresa. Até agora.
O esportivo trocou a característica carroceria com frente longa por outra com visual bem mais próximo ao dos europeus de alto desempenho. No interior, a novidade é o ar tecnológico, com central multimídia com tela flutuante e o volante com desenho pouco convencional, mas que ao mesmo tempo remete ao antecessor.
Já na lista de equipamentos, os destaques são o seletor de modos de condução com seis modos de condução, o som premium Bose com até 14 alto-falantes e as três opções de assento, sendo um deles para uso em pista.
A versão Stingray conta com o motor 6.2 V8 LT2 herdado do Corvette C7, mas retrabalhado para o uso na posição central-traseira. Com o pacote Z51, o propulsor é capaz de desenvolver 502 cv. Ele trabalha em conjunto com uma transmissão do tipo transeixo de oito marchas e dupla embreagem, que traciona as rodas traseiras e permite ao esportivo acelerar de 0-100 km/h em cerca de três segundos.
A Chevrolet já abriu a reserva do modelo nos Estados Unidos, mas não anunciou os preços. Em seu discurso durante o evento, Mark Reuss, presidente da General Motors, destacou que o novo Corvette ficará abaixo dos US$ 60 mil (cerca de R$ 220 mil).
O último com motor dianteiro
No fim de junho, a Chevrolet leiloou o último exemplar produzido do Corvette de 7ª geração. O carro, um exemplar conversível da versão Z06, foi vendido por US$ 2,7 milhões (leia mais aqui).